Canguçu, sábado, 27 de abril de 2024
Menu

1º de maio: Canguçu, cidade do trabalho que nunca para

Neste Dia do Trabalhador, o Canguçu Online homenageia os agricultores familiares, que representam mais de 60% da população do município:


Neste 1º de maio, Dia do Trabalhador, o Canguçu Online presta sua homenagem aos agricultores familiares do município. Trabalho que passa de geração em geração, de pai para filho, e representa mais de 60% da ocupação dos moradores.

Aproximadamente 16 mil propriedades rurais estão em Canguçu, que é considerada a Capital Nacional da Agricultura Familiar e também leva o título de Minifúndio das Américas, por ter o maior número de pequenas propriedades rurais. Cerca de 65% dos residentes em Canguçu estão no interior e a agricultura do município é marcada pelo solo fértil e pela diversidade.

Nos últimos dez anos, a região sul do Estado sofre com as consequências das fortes estiagens. Nestes momentos, o primeiro setor a ser atingido é o da agricultura familiar. Neste sentido, no último dia 19 de abril, os agricultores de Canguçu, unidos com trabalhadores do campo das cidades do entorno, realizaram uma grande mobilização no centro da cidade exigindo ações concretas do governo federal para auxiliar as pequenas propriedades, que tiveram perdas neste último verão. A mobilização fez parte de um movimento de outras 14 cidades do Rio Grande do Sul. Em Canguçu, foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares.

Saiba mais em:
https://www.cangucuonline.com.br/noticias/cangucu/rs/agricultura/agricultores-de-cangucu-participarao-de-mobilizacao-estadual-nesta-quarta/

FOTOS: Confira como foi a manifestação dos agricultores em Canguçu

O Canguçu Online parabeniza todos os trabalhadores e trabalhadoras de Canguçu pelo seu dia, em especial aos que movimentam a economia do município e da região: os agricultores familiares.