Canguçu, sexta-feira, 26 de abril de 2024
Menu

Estiagem: Um relato dos alunos da Escola Joaquim Nabuco

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Nabuco está localizada na Santa Clara, 1º distrito de Canguçu e a mesma aderiu o Projeto Educação do Campo de Canguçu (EDUCCAN) esse ano. A maioria dos alunos da escola são filhos de agricultores familiares, que residem no espaço rural de Canguçu, nas localidades de Santa Clara, Alto […]


A Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Nabuco está localizada na Santa Clara, 1º distrito de Canguçu e a mesma aderiu o Projeto Educação do Campo de Canguçu (EDUCCAN) esse ano. A maioria dos alunos da escola são filhos de agricultores familiares, que residem no espaço rural de Canguçu, nas localidades de Santa Clara, Alto Alegre, Remanso, Rincão do São João, Arvorito e no espaço rural de Piratini, na localidade de Solidão.

Com a pandemia de Coronavírus, as escolas municipais de Canguçu passaram a ofertar aulas a distância. A professora Queli Rejane da Silva Konzgen, da Escola Joaquim Nabuco, em uma das suas aulas a distância da disciplina Agricultura e Administração Rural (AAR), propôs aos alunos dos anos finais, uma atividade denominada “Estiagem: uma realidade vivenciada por nós”.

No que se refere à atividade, a professora disponibilizou um texto que tratava sobre a estiagem e com o auxílio de alguém da família cada aluno deveria responder um questionário e tirar fotos que expressassem os efeitos da estiagem presentes na propriedade familiar, bem como, das alternativas adotadas para enfrentarem esse fenômeno climático.

Para muitas famílias, os efeitos da estiagem estão relacionados a queda da produção e da qualidade de verduras, legumes, frutas, milho, tabaco, soja e o potencial do crescimento das pastagens está limitado. Os alunos e suas famílias estão sofrendo com a falta de alimentos para os animais e com a falta de água na propriedade, tanto para o consumo humano quanto para o desenvolvimento da agricultura e criação de animais.

Quanto às alternativas adotadas nesse momento tão difícil, além de economizarem água, algumas famílias estão carregando água em caixas d’ água, bombonas e galões, com o uso de carroças e tratores. Um dos alunos relatou que sempre ajuda o seu pai a buscar água e eles percorrem de carroça aproximadamente 2 km para conseguirem água, enfrentando corredores e caminhos em péssimas condições. Essas famílias conseguem água em poços artesianos da comunidade, arroios e cacimbas de vizinhos.

Contudo, no que se refere ao enfrentamento da estiagem, a professora Queli frisa que a população do espaço rural está mais uma vez desamparada pelo governo. E sabe-se que a Prefeitura Municipal de Canguçu, está auxiliando muitas famílias do município e está buscado recursos com o governo Estadual e Federal, mas o amparo prestado é insuficiente perto do investimento que a prefeitura precisa fazer para combater os danos causados pela estiagem no município.

A seguir, algumas das fotos tiradas entre os dias 14 e 20 de maio, pelos alunos dos anos finais da Escola Joaquim Nabuco, referente à estiagem vivenciada por eles e suas famílias.