Canguçu, sexta-feira, 3 de maio de 2024
Menu

Prefeitura de Canguçu entra com ação judicial contra o IBGE

O instituto não forneceu os dados solicitados sobre o número populacional do município


A Prefeitura de Canguçu, através da Procuradoria Geral do município, entrou com uma ação judicial contra o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O motivo foi a solicitação não atendida dos dados da última pesquisa feita na cidade em relação ao número de habitantes.

O censo do IBGE 2022 apontou a redução populacional em Canguçu. Segundo o prefeito Vinicius Pegoraro, existem várias dúvidas sobre os números divulgados. Com isso, no final de novembro, a Procuradoria Geral entrou com uma ação judicial contra o IBGE, solicitando os dados e as informações que foram coletadas.

Em vídeo divulgado nas redes sociais da Prefeitura Municipal, Pegoraro afirma haver uma incoerência por parte do instituto.

“Se o Governo Federal aplica recurso público para que o censo possa nortear políticas públicas, não se tem cabimento o município, onde as pessoas residem, não ter esses dados que servem para fazer as análises e repensar as suas ações”, destacou.

Na manhã desta quinta-feira (14), Pegoraro foi informado pela Procuradoria que a liminar foi concedida. Então, a partir de agora a prefeitura aguarda o fornecimento dos dados por parte do IBGE para que, se necessário, seja solicitada uma nova contagem no município.