www.cangucuonline.com.br

Publicidade

Neve é registrada na cidade e interior de Canguçu

Entenda a diferença entre neve e chuva congelada

Na manhã desta terça-feira (27) foram registrados pontos com flocos de neve e chuva congelada em Canguçu. Por volta de 10h, os moradores do município foram surpreendidos com pequenos flocos de neve que se intensificaram nos minutos seguintes. Após alerta da Defesa Civil do estado, desde o início desta semana vários fenômenos meteorológicos como neve, chuva congelada, geada e chuva ocorreram no município.

Foto: divulgação

A existência de neve em Canguçu foi confirmada pela Metsul Meteorologia e aconteceu durante a passagem de nuvens com instabilidade pela região. Um dia antes do previsto, a queda de neve fraca foi registrada em localidades da cidade como no Bairro dos Teixeiras e Bairro Triângulo e no interior, na Trapeira, 4° distrito. No centro da cidade foi registrada chuva congelada. Os dois fenômenos meteorológicos são semelhantes.


Diferença entre neve e chuva congelada

Em contato com a Metsul Meteorologia, a equipe de reportagem do Canguçu Online confirmou a diferença dos fenômenos. O que ocorreu nesta manhã foram as duas situações. Os primeiros registros foram de neve, que são cristais de gelo translúcidos e brancos. Eles acontecem por conta de um congelamento do vapor da água existente na atmosfera, conforme vídeo abaixo.

Imagens: Alexandre Barrocas

Já a chuva congelada acontece antes da neve, como se fosse um granizo pequeno, sem muita coloração e que pode se assemelhar com uma chuva mais densa, conforme vídeo abaixo.

Imagens: Cristian Rodrigues

 

Comentários
Carregando...