Canguçu, quinta-feira, 25 de abril de 2024
Menu

FOTOS: Proprietário explica a demolição de casarão na Coxilha dos Pereira

Na quarta-feira (26), o Canguçu Online publicou uma matéria em que o pesquisador João Nei Pereira das Neves lamenta a demolição de um casarão bicentenário, construído nos anos de 1800, no alto da Coxilha dos Pereira, 3º Distrito de Canguçu. A foto utilizada pelo pesquisador e exibida na matéria seria um registro da década de […]


Na quarta-feira (26), o Canguçu Online publicou uma matéria em que o pesquisador João Nei Pereira das Neves lamenta a demolição de um casarão bicentenário, construído nos anos de 1800, no alto da Coxilha dos Pereira, 3º Distrito de Canguçu. A foto utilizada pelo pesquisador e exibida na matéria seria um registro da década de 1990 (clique e entenda o caso).

O proprietário do imóvel, Valdoci Moreira Alves, entrou em contato com o Canguçu Online para informar que o atual estado de conservação do casarão é bem inferior ao apresentado na foto da matéria. Segundo ele, o prédio apresentava riscos de acidente, por isso, foi destruído.

Veja, na íntegra, o relato enviado por Maurício Dias Machado, advogado de Valdoci Moreira Alves:


Inicialmente cabe salientar que o velho casarão não se encontrava no estado de conservação que a foto publicada na reportagem deixa transparecer, sendo a atual e real situação demonstrada pelas anexas fotos. Quando o Sr. Valdoci adquiriu o imóvel, este já encontrava-se com sérios problemas estruturais.

Atualmente, encontrava-se com sérias avarias em sua estrutura (paredes e telhados), conforme fotos abaixo, inclusive infestado de insetos e roedores, tem-se com muita nitidez que deveria o referido imóvel ser demolido em face dos sérios e iminentes riscos de acidente às pessoas que residem no local. Até mesmo porque há muitos anos nenhum descendente da família procurava aquela casa.

Só foi demolido, depois que todos os filhos e herdeiros do falecido Jaime Pereira das Neves (último patriarca residente no local) assinaram um Termo, em que, expressamente autorizaram a demolição do referido casarão.

Por fim, o Sr. Valdoci em nenhum momento teve a intenção de causar qualquer dano para quem quer que seja. Enfatiza que só demoliu o velho casarão, tendo em vista os sérios problemas estruturais e o iminente risco de acidentes às pessoas que ali residem.