Canguçu, sexta-feira, 26 de abril de 2024
Menu

FOTOS: Eleitores denunciam venda de lugar na fila da biometria

O Cartório Eleitoral de Canguçu tem atendimento estendido no sábado (7) e no domingo (8), das 12h às 18h, para atender os eleitores que ainda precisam fazer o recadastramento biométrico. O limite de atendimento nos dois dias é de 180 eleitores por dia. Já o limite de atendimento diário, de segunda a sexta-feira, é de […]


O Cartório Eleitoral de Canguçu tem atendimento estendido no sábado (7) e no domingo (8), das 12h às 18h, para atender os eleitores que ainda precisam fazer o recadastramento biométrico. O limite de atendimento nos dois dias é de 180 eleitores por dia. Já o limite de atendimento diário, de segunda a sexta-feira, é de 210 eleitores.

Para o atendimento no sábado, algumas pessoas chegaram na fila às 21h de sexta-feira. O mesmo se repetiu no domingo, quando pessoas de pessoas irão permanecer na fila por mais de 12 horas contínuas.

VENDA DE LUGARES NA FILA
Nos dois dias, a Brigada Militar foi chamada no local para contornar um princípio de confusão por causa da venda de lugares na fila. O problema é que uma mesma pessoa estava vendendo o lugar para várias pessoas e isso alterava a ordem da fila e o tempo de espera dos eleitores que estavam atrás desta pessoa.

O clima esquentou no local e um carro da Brigada Militar se deslocou até lá por volta das 9h deste domingo (8) para evitar maior confusão.


ATENDIMENTO ATÉ QUARTA-FEIRA (11)
O Cartório Eleitoral ainda terá atendimento na segunda (9), terça (10) e quarta-feira (11). Serão atendidos 210 eleitores por dia. O órgão informa que o eleitor (a) que já possui a biometria e queira, apenas, fazer a transferência de local de votação, pode comparecer do dia 12 de março até 6 de maio.

Da mesma forma, aconselhamos os eleitores (as) que vão realizar o alistamento (primeiro título) que o façam no período referido.

O atendimento é feito por ordem de chegada e, antes da última hora, para encerrar o atendimento no horário, serão distribuídas 30 fichas para os eleitores que estiverem na fila.

Os eleitores que não possuem o cadastro biométrico e não comparecerem até o dia 11/03 terão os títulos cancelados, sendo que poderão regularizar a situação no período de 12/03 a 06/05/2020, antes da Eleição de 2020.
Trecho da nota oficial divulgada pelo Cartório Eleitoral de Canguçu.


LISTA DO CADASTRO BIOMÉTRICO
Na tarde de sexta-feira (6), o Cartório Eleitoral de Canguçu divulgou a lista de eleitores de Canguçu que tiveram seus dados importados com sucesso do banco de dados do Instituto Geral de Perícias e não precisarão comparecer em Cartório para realizar o cadastro biométrico.

> Clique e confira a lista oficial

Os eleitores que constarem nesta lista não precisarão comparecer no Cartório Eleitoral até o dia 11/03/2020, pois o TRE-RS conseguiu validar os dados no sistema da Justiça Eleitoral. Dessa forma, esses eleitores são considerados com biometria importada de órgão externo.