Canguçu, quinta-feira, 25 de abril de 2024
Menu

FOTOS: A história da empresa de ônibus Santa Bárbara

A Empresa de ônibus Santa Bárbara foi fundada no ano de 1971, por Gilberto Bergmann. Começou com dois ônibus, ligando as localidades de Solidez e Santa Bárbara ao centro de Canguçu.Nos anos subsequentes, Gilberto viu a necessidade de ampliar a área de atuação da empresa, criando uma filial na cidade de Pelotas (RS). O foco […]


A Empresa de ônibus Santa Bárbara foi fundada no ano de 1971, por Gilberto Bergmann. Começou com dois ônibus, ligando as localidades de Solidez e Santa Bárbara ao centro de Canguçu.

Nos anos subsequentes, Gilberto viu a necessidade de ampliar a área de atuação da empresa, criando uma filial na cidade de Pelotas (RS). O foco principal era o fretamento para as indústrias de conserva, que ano a ano se multiplicavam no interior do município. Nos anos 80 a empresa começou a operar na linha Universidade. Fazia o transporte de alunos do Campus UFPEL Capão do Leão para determinados bairros de Pelotas.

Gilberto Bergmann administrou a empresa até 1983, quando faleceu em decorrência de um câncer. A sua viúva, Ilca Nézia Bergmann, vendeu metade da empresa para seu irmão, Sélbio Bergmann. A sociedade durou até 1994, quando o sr. Sélbio passou a ser o único dono.

Em 28 de Novembro de 1988 é criada a Bárbara Tur Agência de Viagens e Turismo. Veio da necessidade da empresa Santa Bárbara, que já realizava viagens e excursões em Canguçu e Pelotas, mas carecia de uma agência própria.

Em 23 de Dezembro de 1996, foi fundada a terceira empresa: A Agência de Viagens Ramal Tur LTDA, com sede em Pelotas.

Informações: Clube do Ônibus Gaúcho