www.cangucuonline.com.br

FOTOS: Aumenta o uso de espaço público para prática de atividades físicas em Canguçu

Sabe-se que a atividade física é fator importante para qualidade de vida da população. O risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, osteoporose e alguns tipos de câncer diminui com essa prática. Muitas vezes, o que limita a população é o valor pago em academias e clubes, por exemplo.

Pensando nisso e em planos globais que foram criados para estimular os exercícios físicos, um estudo de mestrado da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), proposto pelo educador físico Igor Doring, buscou analisar a estabilidade, durante um período de 12 meses, do uso e não uso de um espaço público para atividade física na cidade de Canguçu, bem como, variáveis sociodemográficas, comportamentais, nutricionais e de saúde de usuários e não usuários deste local.

O estudo da ESEF/UFPel entrevistou 109 usuários e 109 não usuários de um espaço público de Canguçu, que responderam a um questionário com perguntas demográficas, socioeconômicas, comportamentais e de saúde, além de questões sobre o espaço público.

Cerca de 12 meses após a primeira entrevista, todos os sujeitos responderam novamente o mesmo questionário. O espaço público estudado é a pista de atletismo localizada ao lado do Ginásio Municipal de Esportes, considerado o maior espaço do município destinado à prática de atividade física. Fica localizado a 10 minutos do centro da cidade, sendo que no verão o local torna-se um dos locais mais frequentados por moradores da cidade nos momentos de atividade física e lazer.

Com base nos resultados do estudo, os pesquisadores descobriram que a maioria das pessoas que frequentam o parque são do sexo masculino, com idade entre 18 e 29 anos, de cor da pele branca e pertencentes as classes sociais B e C. A maioria dos entrevistados utilizam o espaço público no turno da noite, pelo menos duas vezes na semana, por até duas horas e deslocam-se até o parque a pé. As atividades mais praticadas pelos frequentadores são caminhadas, corridas e voleibol.

Já em relação ao status de utilização do espaço público, a prevalência de pessoas que deixaram de frequentar o local, foi menor do que as pessoas que começaram a frequentar, o que significa que houve um aumento na utilização do espaço público ao longo de um ano.

Os dados encontrados no estudo dos pesquisadores da UFPel reforçam a importância da criação de políticas públicas voltadas para a promoção de atividade física para todos os públicos, bem como, melhorias no espaço público, as quais podem contribuir na captação de mais indivíduos para práticas neste local e auxiliar na manutenção de indivíduos que já o utilizam.

> Clique e confira todos os resultados do estudo feito

Comentários
Carregando...
SiteLock