Canguçu, sábado, 27 de abril de 2024
Menu

Agroindústrias de Canguçu foram destaque na Expointer

Canguçuenses estiveram presentes na feira agropecuária em Esteio


Por: Luiz Almeida e Augusto Cabral

A Expointer 2023, em Esteio, foi palco de um estande que destacou a força das agroindústrias de Canguçu. Além da premiação de uma destilaria canguçuense, outro destaque foi a presença de empreendedores do município.

Um dos expositores, Cleo Ferreira, fundador da Agroindústria Vida na Terra, comentou que o Coletivo de Agroindústrias familiares tem o objetivo de unir forças para participar dos eventos, solidificando e fortificando o modelo de desenvolvimento. Segundo Cleo, participar da Expointer é estar em um espaço privilegiado em que estão empreendimentos consolidados. “Somos a primeira propriedade que produz araçá em escala comercial. O suco de araçá e o de butiá foram os que mais venderam na feira”.

A Agroecologia propicia, através de princípios ecológicos básicos relativos a estudos e tratamento de ecossistemas produtivos e preservadores dos recursos naturais, um agroecossistema sustentável.

“Em relação às perspectivas ligadas à prática da agroecologia, há a possibilidade de avanço, por uma necessidade mundial. A Agroecologia é uma atividade planejada para que não tenha consequências negativas no meio ambiente e na sociedade.”, destacou Cléo Ferreira.

Destaque agroindustrial de Canguçu

A destilaria Alto da Cruz, do 5º Distrito de Canguçu, recebeu o prêmio de segundo lugar no 11º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar durante a Expointer 2023. Mateus Camargo, fundador da Deslitaria Alto da Cruz, falou com exclusividade ao Canguçu Online. Para acompanhar a matéria completa sobre a Cachaça do Quinto, clique aqui.