www.cangucuonline.com.br

VÍDEO: Canguçu tem a 1ª escola do RS com língua Pomerana incluída nas disciplinas

O Canguçu Online recebeu na tarde desta quarta-feira (11), a visita da professora Tanise Stumpf, e das alunas Luiza Kruschardt, Andriele Schwartz, Caren Hartwig e Vivian Elert da Escola Carlos Moreira, localizada no Canguçu Velho, 1º Distrito.

Tanise que atua há 23 anos como professora, desenvolveu juntamente com a equipe da Escola Carlos Moreira um projeto que teve como objetivo inserir na grade de disciplinas da Escola, a língua Pomerana, bastante conhecida e utilizada, principalmente pelos imigrantes alemães que vivem em nossa região. As alunas que acompanharam a professora na visita, argumentaram a importância de poder conviver e aprender ainda mais da língua livremente e sem preconceitos no ambiente escolar.

Com o auxilio de dicionários e até livros escritos em Pomerana, as alunas aprenderam a escrever e desenvolver ainda mais o contato com a língua. Algumas relataram que estão inclusive ensinando seus pais a escrever e utilizar ainda mais o Pomerano. Bastante emocionadas e orgulhosas com esta novidade de fazer parte da 1ª Escola no Rio Grande do Sul a contar com a disciplina de Língua Pomerana, as alunas até criam cartazes e cantam, utilizando a primeira língua que aprenderam a falar com seus pais e avós.

A entrevista foi conduzida pelo repórter Douglas Coelho Schwartz.

Aumente o SOM, dê o PLAY e assista à entrevista completa:

 

Comentários
Carregando...