Defesa Civil alerta para possibilidade de temporais no RS
Confira quais são as áreas em alerta vermelho no Estado
A equipe do Centro de Monitoramento da Defesa Civil informa que, a partir de quinta-feira (8), uma frente fria deve favorecer a ocorrência de chuvas e temporais no Rio Grande do Sul, começando no início do dia e seguindo ao longo da sexta-feira (9/5).
A previsão é de volumes bastante expressivos, por isso a condição é de alerta Vermelho – ou seja, muito alto – nas áreas mais a Oeste e do Centro até o Sudeste do Estado. Os maiores volumes, que irão variar de 200 a 300 mm, se concentrarão mais a Oeste.
Do Centro ao Sudeste, os volumes também serão expressivos, entre 100 e 200 mm. Mais ao Norte e Nordeste, chove pontualmente forte, mas com volumes menores, variando entre 40 e 80 mm. Além disso, podem acontecer tempestades severas devido à passagem da frente fria, com possibilidade de microexplosões e tornados.
A Defesa Civil orienta que as pessoas fiquem em locais seguros durante os temporais. Não se deve atravessar áreas inundadas ou alagadas a pé ou mesmo de carro. Caso o cidadão more em áreas de declive, é preciso ficar atento a sinais de fendas nos terrenos e paredes, e até mesmo barulhos ocorrendo em casa. Se constatar esses sinais, deve sair imediatamente e procurar abrigo em local seguro.
Caso necessário, a orientação é acionar as forças de resposta: Brigada Militar, pelo telefone 190; e Corpo de Bombeiros Militar, pelo 193.
Mudança no alerta
A Defesa Civil do Estado está adotando, desde terça-feira (6), um novo formato de comunicação de alertas à população. As informações sobre o grau de severidade de cada situação passam a ser apresentadas a partir de uma escala de cores, associadas a uma orientação sobre o comportamento que a população pode ou deve adotar para se proteger.
Os novos alertas têm as seguintes cores, representando sua gravidade:
- Verde para situações de normalidade;
- Amarelo para alerta moderado;
- Laranja para alerta alto;
- Vermelho para alerta muito alto;
- Roxo para alertas de ação imediata.
O esquema visual é acompanhado de uma lista de orientações objetivas sobre o que a população pode e deve fazer a partir do recebimento de um alerta para sua área.
Fonte: Governo do RS