Canguçu, sexta-feira, 26 de abril de 2024
Menu

Polícia prende quadrilha de Porto Alegre que atuava em Canguçu

A Polícia Civil, através da equipe de investigação da 2ª DP de Pelotas, efetuou a prisão de uma quadrilha que há meses vinha atuando na Zona Sul do Estado. O grupo composto por dois homens e duas mulheres de Porto Alegre, vinha periodicamente para a região, aplicando golpes em Canguçu, Camaquã, Pelotas e outras cidades. […]


A Polícia Civil, através da equipe de investigação da 2ª DP de Pelotas, efetuou a prisão de uma quadrilha que há meses vinha atuando na Zona Sul do Estado. O grupo composto por dois homens e duas mulheres de Porto Alegre, vinha periodicamente para a região, aplicando golpes em Canguçu, Camaquã, Pelotas e outras cidades.

O modus operandi da quadrilha era espionar a senha do cartão bancário das vitimas enquanto efetuavam compras no comércio ou saques bancários, e depois efetuavam o furto do cartão, geralmente sem que as vítimas percebessem. Imediatamente a quadrilha passava a realizar saques e compras em lojas, causando grande prejuízo.

> VÍDEO: Quadrilha capturava senha e roubava cartões das vítimas em Canguçu

Segundo a Delegada Walquiria Meder, responsável pela investigação, a quadrilha escolhia sempre as vítimas com perfil de maior vulnerabilidade, geralmente mulheres idosas e desacompanhadas. Segundo a Delegada, a quadrilha mostra-se bastante organizada e detalhista, sendo que cada integrante tinha papel determinado na aplicação dos golpes, e atuavam com extrema destreza.

A identificação dos criminosos só foi possível após exaustivas diligências de busca de imagens e apoio das polícias das demais cidades percorridas pela quadrilha. No curso da investigação, após a identificação de diversas vitimas, foi representado ao Poder Judiciário pela prisão preventiva dos criminosos, medida cumprida na data de quinta-feira (7).

Durante a ação, o grupo foi detido no centro de Pelotas enquanto aplicava novos golpes. Com eles foi encontrado vasto material oriundo dos delitos, especialmente cartões-presente de lojas e notebooks adquiridos com os cartões das vitimas, pelo que também foram autuados em flagrante.

A Delegada destacou, ainda, que os integrantes da quadrilha apresentavam extenso histórico de crimes da mesma natureza , praticados desde longa data, bem como ostentavam uma vida bastante confortável pelas redes sociais, inclusive com registros de viagens internacionais. V.L. de 55 anos, S.G.A.N de 59 anos, J.B.M. de 61 anos e .B.JB.B.S. de 60 anos, foram encaminhados à Delegacia de Pronto Atendimento e posteriormente ao Presídio de Pelotas.

A Delegada solicita que as vítimas que tiveram seus bens subtraídos de maneira semelhante, e especialmente aquelas que tenham condições de reconhecer os autores dos crimes, compareçam na 2ª DP para esclarecimentos e reconhecimentos.

Informações: DPR Pelotas – 18ª Delegacia de Polícia Regional