Canguçu, quinta-feira, 25 de abril de 2024
Menu

Entenda a divulgação de nomes e fotos em casos de prisão

O Canguçu Online divulga as informações e imagens que são liberadas pelos órgãos de segurança, não fazendo distinção das situaçõesA cada prisão ou ocorrência policial, em geral, vários leitores enviam comentários questionando o porquê da não divulgação do nome e da foto do rosto do acusado.Nestes casos, as informações e fotos publicadas pelo Canguçu Online são […]


O Canguçu Online divulga as informações e imagens que são liberadas pelos órgãos de segurança, não fazendo distinção das situações

A cada prisão ou ocorrência policial, em geral, vários leitores enviam comentários questionando o porquê da não divulgação do nome e da foto do rosto do acusado.

Nestes casos, as informações e fotos publicadas pelo Canguçu Online são obtidas junto à Polícia Civil ou à Brigada Militar (BM). São estas instituições que decidem pela divulgação ou não dos nomes completos e fotos dos envolvidos nas ocorrências.

Desta forma, é importante esclarecer que o Canguçu On Line divulga as informações e imagens que são liberadas pelos órgãos de segurança, não fazendo distinção das situações.


SAIBA MAIS

Veja, abaixo, os critérios aplicados pela Brigada Militar e Polícia Civil para divulgação de informações em ocorrências registradas no município:

— O registro de ocorrência é um procedimento de rotina. Porém, independente do suspeito ou acusado envolvido, ele tem o direito de ter seu nome preservado.

— A divulgação dos nomes dos acusados não é feita porque os acusados ainda não foram condenados. O argumento é de que o simples fato de alguém ter sido preso não significa que o detido cumprirá pena de restrição da liberdade e, muito menos, que ele seja culpado.

— Qualquer pessoa pode ser detida. Ao longo do processo, o acusado será ouvido, apresentará provas, serão ouvidas as testemunhas. As pessoas que pedem para divulgar nomes, caso fossem detidas, certamente também não gostariam que seu nome fosse divulgado sem sequer terem sido ouvidas.

— Uma pessoa só pode ser considerada culpada quando forem esgotadas todas as instâncias judiciais.

— Os órgãos de segurança observam que a importância do trabalho não está na divulgação do nome dos acusados, mas, na diminuição da criminalidade em si.

*Informações sobre o procedimento de trabalho do Canguçu Online: O jornal diário de Canguçu.