Canguçu, quinta-feira, 25 de abril de 2024
Menu

Clonagem do Whatsapp chega a Pelotas

Um novo golpe está sendo observado em Pelotas. Golpistas estão clonando contas do Whatsapp para pedir dinheiro a parentes e amigos das vítimas. Através das capturas de imagem de tela, é possível perceber que a conversa é convincente: ao se passar pela pessoa, o falsário arma que excedeu o limite diário de saque bancário e […]


Um novo golpe está sendo observado em Pelotas. Golpistas estão clonando contas do Whatsapp para pedir dinheiro a parentes e amigos das vítimas. Através das capturas de imagem de tela, é possível perceber que a conversa é convincente: ao se passar pela pessoa, o falsário arma que excedeu o limite diário de saque bancário e precisa de um empréstimo com urgência através de transferência. A orientação da 18ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (18ªDPRI/Pelotas) é que situações como essa sejam registradas na Polícia Civil.

Depois de obter dados pessoais, os golpistas entram em contato com a operadora telefônica e, se passando pelo cliente, desativam o chip do celular e solicitam um novo com o mesmo número. Ao acessar a conta do Whatsapp, só é possível ter acesso às mensagens enviadas após o chip ser desativado e aos grupos que as vítimas fazem parte. Isso porque os contatos do telefone não são vinculados à conta do aplicativo e as conversas antigas não podem ser restauradas. Os falsários, então, se direcionam aos grupos e entram em contato com os participantes. Acreditando ser um conhecido precisando de dinheiro, parentes e amigos realizam a transferência bancária.

As vítimas precisam estar atentas aos seus celulares, pois quando o golpe está sendo aplicado, o sinal telefônico dos aparelhos para de funcionar. De acordo com o delegado de Polícia Regional da 18ªDPRI, Márcio Ste􀃠ens, tanto nesse caso quanto em crimes de estelionato ou extorsão que envolvem outros tipos de golpe (como falso sequestro ou exigência de dinheiro), “as pessoas devem procurar a Polícia Civil e fazer o registro de ocorrência”.

Ferramentas que ajudam a se prevenir
Em 2017, o Whatsapp, com o objetivo de aumentar a segurança para seus usuários, habilitou a chamada “veri􀃕cação em duas etapas”.
Através dela, é necessário criar um PIN (código) de seis dígitos, que pode ser vinculado a um e-mail. Ao acionar a função, sempre que o usuário trocar de aparelho celular e tentar reativar o aplicativo, precisará inserir o código. Dessa forma, a tentativa por parte de golpistas de obter acesso a contas é dificultada. A ativação se dá através das configurações conta-verificação em duas etapas-ativar.

Canguçu Online com informações do Jornal Diário Popular.