Canguçu, domingo, 28 de abril de 2024
Menu

Saúde de Canguçu alerta população para combate a dengue

Nenhum caso da doença foi registrado até o momento no município, mas focos de Aedes aegypti foram identificados


A Secretaria da Saúde de Canguçu, através do setor de endemias, alerta a população sobre a importância dos cuidados em relação ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças como chikungunya, zika vírus e febre amarela. Neste ano, já houve confirmação de larvas do mosquito no bairro Uruguai e Guido Otto/Prado. Felizmente, nenhum caso da doença foi registrado até o momento no município.

Após esse diagnóstico, os agentes estão realizando a delimitação de foco em bairros da cidade. Os 12 funcionários estão fazendo visitas informativas e coleta de larvas nas residências e terrenos em um raio de 300 metros do local infestado, como tentativa de alertar os moradores e identificar possíveis criadouros.

O trabalho é educativo e o objetivo de prevenir e combater os focos do mosquito. Dessa forma, é de extrema importância que toda população esteja sensibilizada para prevenir a infestação do mosquito no município, visto que ele se prolifera rápido e as doenças transmitidas podem levar à morte.

Confira como prevenir-se:
– Evitar água parada.
– Furar pneus ou guardá-los em locais protegidos das chuvas;
– Manter cisternas, caixas d’água e reservatórios totalmente fechados;
– Guardar latas e garrafas emborcadas;
– Não deixar recipientes no pátio;
– Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos.
– Limpar vasilhas de água dos animais, calhas, marquises e rebaixos de banheiros e lajes.
– Fazer a manutenção da água da piscina uma vez por semana.

O desenvolvimento do mosquito na fase aquática dura um período médio de 10 dias, portanto, é fundamental que os locais favoráveis com água parada sejam eliminados pelo menos uma vez por semana, interrompendo o ciclo do mosquito.

Em caso de contaminação, é necessário estar atento aos sintomas da dengue: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas e vômitos, dor muscular, nos ossos e articulações, cansaço e aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. Caso apresente esses sintomas, procure atendimento médico.

Para mais informações, entre em contato pelos telefones: 3252-3490 ou 32529501.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Canguçu
Foto: Divulgação/Prefeitura de Canguçu
Foto: Divulgação/Prefeitura de Canguçu