Canguçu, sexta-feira, 19 de abril de 2024
Menu

Prefeitura de Canguçu divulga nota de esclarecimento sobre a Cacimba da Bica

Devido as notícias recentes envolvendo a Cacimba da Bica a Equipe de Vigilância em saúde, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer alguns fatos.Após veiculação de matéria pela imprensa regional, em janeiro deste ano, noticiando o uso da água da Cacimba da Bica para consumo humano sem receber tratamento prévio, o Centro […]


Devido as notícias recentes envolvendo a Cacimba da Bica a Equipe de Vigilância em saúde, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer alguns fatos.

Após veiculação de matéria pela imprensa regional, em janeiro deste ano, noticiando o uso da água da Cacimba da Bica para consumo humano sem receber tratamento prévio, o Centro Estadual de Vigilância em saúde entrou em contato com o município solicitando que fosse feita análise de potabilidade da mesma. A partir desta solicitação, foi realizado por servidores da Secretaria Municipal de Saúde duas coletas de água no local em datas diferentes, as quais foram encaminhadas para análise em laboratório local de serviço e credibilidade reconhecidos, cujos resultados detectaram a presença de coliformes e ensejaram a colocação de placa informativa no local, sem qualquer tipo de proibição.

Informa-se ainda que é possível que análises de água coletadas em um mesmo local tenham variação de resultado dependendo da superficialidade do ponto de recarga da fonte, o qual poderá sofrer influência das condições climáticas. Esta possibilidade já havia sido mencionada em declarações anteriores sobre o assunto.

 

Eliezer Jorge Timm
Secretário de Municipal de Saúde

Aline da Silva Hepp
Coordenadora Atenção Básica e Vigilância de Saúde

Laura Emília Lettinin Bierhals
Vigilância Epidemiológica