Canguçu, sábado, 20 de abril de 2024
Menu

Portaria do SUS ainda não atende o tratamento de Diogo Zarnot

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assinou nesta quarta-feira (24), a portaria de incorporação do medicamento nusinersena (Spinraza) na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais do Sistema Único de Saúde (SUS). O remédio, que passará a ser distribuído gratuitamente, é indicado para pacientes com Amiotrofia Muscular Espinhal (AME), doença rara que compromete o funcionamento de […]


O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assinou nesta quarta-feira (24), a portaria de incorporação do medicamento nusinersena (Spinraza) na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais do Sistema Único de Saúde (SUS). O remédio, que passará a ser distribuído gratuitamente, é indicado para pacientes com Amiotrofia Muscular Espinhal (AME), doença rara que compromete o funcionamento de músculos e órgãos.

A previsão, de acordo com o Ministério da Saúde, é que o medicamento esteja disponível em centros especializados da rede pública em até 180 dias.

 

> VEJA A AGENDA DE EVENTOS PARA O DIOGO ZARNOT EM CANGUÇU

 

A PORTARIA ATENDE AO MENINO DIOGO ZARNOT?
A família do Diogo Zarnot entrou em contato com o Canguçu Online para dar mais informações sobre a série de anúncios feitos em jornais, emissoras de TV e sites de notícias sobre a liberação do medicamento. De acordo com Helen Zarnott, a assinatura da portaria feita pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (24) beneficia os casos de AME 1, mas o Diogo é considerado caso de AME 2 e, neste primeiro momento, não seria beneficiado pela decisão.

Portanto, a mobilização a favor do Diogo continua forte com uma série de eventos organizados em Canguçu. Clique aqui, confira os eventos e ajude como puder!

 

Veja as publicações que ajudam a esclarecer a liberação do remédio Spinraza:

ÁUDIO: PAI DO DIOGO, EDISON ZARNOT PEDE QUE A COMUNIDADE SIGA MOBILIZADA