Canguçu, quinta-feira, 2 de maio de 2024
Menu

O uso da cloroquina no tratamento do coronavírus

Ponto de divergência entre o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o uso da cloroquina está longe de ser consenso entre médicos e pesquisadores. Enquanto Bolsonaro tornou a substância uma bandeira contra a crise do coronavírus no Brasil, Mandetta pede cautela e busca na Ciência embasamento para seus argumentos. De fato, a falta de evidências científicas e […]


Ponto de divergência entre o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o uso da cloroquina está longe de ser consenso entre médicos e pesquisadores. Enquanto Bolsonaro tornou a substância uma bandeira contra a crise do coronavírus no Brasil, Mandetta pede cautela e busca na Ciência embasamento para seus argumentos.

De fato, a falta de evidências científicas e sua alta toxicidade depõem contra o fármaco. Por outro lado, alguns estudos bastante limitados indicaram um possível efeito inibidor da replicação do vírus com a droga. Mesmo sem comprovação, diversos países já adotaram a cloroquina ou sua derivada, a hidroxicloroquina, como tratamento para a covid-19.