Canguçu, domingo, 19 de maio de 2024
Menu

Ministério da Saúde anuncia ampliação da vacina bivalente para 18 anos ou mais

Mesmo com o anúncio, não há previsão de início da aplicação do imunizante no grupo no Rio Grande do Sul, segundo a Secretaria Estadual da Saúde


O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (24), a ampliação da vacinação com a dose de reforço bivalente contra a Covid-19 para toda a população acima de 18 anos. Porém, ainda não há previsão de início da aplicação do imunizante no grupo no Rio Grande do Sul, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES). Uma reunião está marcada para terça-feira (25) com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-RS) para definir a logística da nova etapa.

Até então, o uso do imunizante estava restrito a gestantes, puérperas, idosos, profissionais de saúde, pessoas com deficiência, imunocomprometidos ou que tenham alguma comorbidade com mais de 12 anos.

Na nova etapa, a orientação é que busque o imunizante pessoas com 18 anos ou mais que receberam ao menos duas doses de imunizantes monovalentes. Porém, é preciso respeitar intervalo de quatro meses da última dose. Quem não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso também poderá receber a vacina bivalente.

O ministério estima que cerca de 97 milhões de pessoas serão beneficiadas com a ampliação. Os municípios têm autonomia para decidir como farão a vacinação. Podem, por isso, escalonar por faixas etárias dentro da recomendação do ministério por questões de estoque e organização.