Canguçu, sábado, 27 de abril de 2024
Menu

Mais de 70% dos municípios gaúchos não registraram mortes por covid em 2023

Canguçu, apesar de não constar no levantamento do Ministério da Saúde, também faz parte deste grupo. SMS faz alerta, confira:


Entre 1º de janeiro e 31 de março, 71,6% dos municípios gaúchos não registraram óbitos por Covid-19. A atualização foi divulgada pelo Ministério da Saúde na terça-feira (4). O número de mortes no ano é 467 no RS, contra 1.905 na comparação do mesmo período de 2022.

Na relação entre fevereiro e março, houve outra queda nos óbitos, de 110 para 58, redução de 47,2% entre os dois períodos. Março de 2023 foi, portanto, o mês com menos mortes por covid-19 no RS desde o pico de óbitos da pandemia, registrado em fevereiro de 2021.

Casos graves de covid-19 têm cada vez ficado mais raros e o número de óbitos é o mais baixo desde 2020. Médicos avaliam que a doença é “mais uma” na rotina de atendimento e que o momento da pandemia pode ser compreendido como tranquilo, sem perspectiva próxima de mudança.

O cenário nacional também é de redução nos últimos meses.

De acordo com o levantamento do Ministério da Saúde, dos 497 municípios gaúchos, 356 não registraram óbitos entre janeiro e março de 2023. Na Região Sul, estão: Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Candiota, Cerrito, Chuí, Herval, Pedras Altas, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Santa Vitória do Palmar e Santana da Boa Vista. Apesar de não constar no levantamento, a Secretaria da Saúde de Canguçu garante que o município ainda não registrou óbitos por Covid-19 neste ano.

SMS faz alerta

Até o fim da semana passada, Canguçu registrava 26 casos ativos de Covid-19, sendo um dos casos hospitalizado.

Com as últimas análises da equipe da Secretaria da Saúde de Canguçu, é constatada que a cobertura vacinal contra o coronavírus está baixa na cidade. Tendo em vista as últimas atualizações, como a disponibilidade da dose bivalente, e até mesmo as doses que completam o cronograma vacinal (3ª e 4ª dose), a população canguçuense não está retornando aos postos de saúde e pontos de vacinação, para manter a caderneta em dia contra a Covid-19.

A SMS alerta para que a população não deixe de se vacinar e que procure manter o esquema vacinal em dia. A vacina contra o coronavírus pode ser tomada simultaneamente a da gripe, não precisando de intervalo entre as duas doses.