Canguçu, sexta-feira, 19 de abril de 2024
Menu

Leitos de UTI Covid-19 chegam a capacidade máxima em Pelotas

A Prefeitura de Pelotas anunciou a intensificação de ações para conter a progressão da pandemia do coronavírus no município, que registrou capacidade máxima de ocupação nos leitos de UTI nesta segunda-feira (23).A fiscalização da Lei da Máscara, assim como a interdição de estabelecimentos comerciais que não cumprirem os decretos municipais estão entre as iniciativas. O […]


A Prefeitura de Pelotas anunciou a intensificação de ações para conter a progressão da pandemia do coronavírus no município, que registrou capacidade máxima de ocupação nos leitos de UTI nesta segunda-feira (23).

A fiscalização da Lei da Máscara, assim como a interdição de estabelecimentos comerciais que não cumprirem os decretos municipais estão entre as iniciativas. O executivo municipal ainda planeja anunciar a readequação no atendimento hospitalar.

As aglomerações e a obrigatoriedade do uso da máscara, como é previsto na Lei 6.819, passam a ser fiscalizadas com mais rigor a partir desta terça-feira (24). Estabelecimentos comerciais que não estiveram cumprindo os protocolos sanitários- como oferecer álcool gel e promover o distanciamento entre os consumidores, assim como exigir que usem a máscara, também serão alvo da autuação e até mesmo interdição pela fiscalização e forças de segurança.

A Guarda Municipal inicia, também, a operação Máscara é Vida, com distribuição de máscaras em diferentes bairros e com a intensificação da fiscalização do uso do equipamento de proteção.

 

Leitos e zoneamento
Outra decisão anunciada pelo Município é a reestruturação do zoneamento do atendimento Covid em Pelotas. Motivada pela dificuldade em contratar profissionais da saúde, principalmente médicos, até quarta-feira (25), a Prefeitura irá divulgar como será readequado o atendimento.

A inciativa deve incluir outros hospitais da cidade para o atendimento em UTI de casos suspeitos ou confirmados para coronavírus, além do HE-UFPel e Beneficência Portuguesa.

Pelotas alcançou nesta segunda-feira a capacidade máxima de ocupação dos leitos de UTI Covid, um total de 20, sendo 10 no HE-UFPel e outros 10 na Beneficência Portuguesa. Já no Centro Covid até que as equipes de profissionais de saúde sejam compostas com segurança para cumprirem as escalas de plantão os 10 leitos para adultos de suporte ventilatório não receberão pacientes.  As cinco vagas pediátricas, deste mesmo tipo, estão mantidas.

Estão em pleno funcionamento os 10 leitos de enfermaria no HE-UFPel e 27 no Centro Covid (adultos e crianças). Na Beneficência Portuguesa 31 leitos de isolamento também estão recebendo pacientes suspeitos ou confirmados para infecção pelo coronavírus.

Esses leitos clínicos são caracterizados como isolamento por serem localizados em quartos duplos, que dependem do paciente ser suspeito ou positivo para que sejam ocupados simultaneamente, ou seja, para que os leitos possam ter dois pacientes em tratamento para coronavírus no mesmo momento.

Leitos Covid: UTI
HE: 10 leitos de UTI Covid
Beneficência Portuguesa: 10 leitos UTI Covid
Centro Covid: 5 leitos de suporte ventilatório, pediátricos.

*Os 10 leitos adultos de suporte ventilatório do Centro Covid existem, com todos os equipamentos de um leito de UTI, mas estão suspensos aguardando que a escala médica diária seja completada.

Leitos de Enfermaria/Isolamento
HE: 10
Beneficência: 31 (são leitos de isolamento)
Centro Covid: 27, sendo desses 10 pediátricos.

Canguçu Online com informações do Jornal Diário Popular