Jandira Bezerra: Depressão na gestação durante a pandemia
Essa semana fiz uma live com o Andrio Aguiar à convite da Vanise e o Andrio me questionou sobre depressão na gestação nesses tempo de pandemia. Fui pega de surpresa, pois falávamos da vacina H1N1 e o assunto não evoluiu como deveria. Mas senti vontade falar nesse assunto, afinal estamos vivendo dias muito complicados e […]
Essa semana fiz uma live com o Andrio Aguiar à convite da Vanise e o Andrio me questionou sobre depressão na gestação nesses tempo de pandemia. Fui pega de surpresa, pois falávamos da vacina H1N1 e o assunto não evoluiu como deveria. Mas senti vontade falar nesse assunto, afinal estamos vivendo dias muito complicados e o stress não é bom para a mãe e principalmente para o seu bebê .
Mas…o stress é inerente à nossa vida. Temos que olhar pra ele de frente e como diz minha filha psicóloga Betina Valente, temos que inicialmente aceitá-lo e então procurar administrá-lo.
Hoje o que nos provoca angústia é a pandemia, mas amanhã tem a questão da chuva que não chega de forma suficiente, é o dinheiro que está escasso, são as contas, o estudo dos filhos , a adolescência cheia de emoções, a família com suas peculiaridades e suas complicações, o casamento, os relacionamentos… ou seja, essa, queridas gestantes, é a vida!
E o stress especialmente na gestante não é saudável para aquele bebê que está lá dentro da barriga da mamãe. E a grávida se engana quando pensa que o alívio do stress vai acontecer comendo doces, açúcares refinados e frituras que dão um prazer momentâneo.
Ou até bebendo ou fumando. Esses são prazeres momentâneos para a mãe mas não para o seu bebê.
Por isso que a gestante muito angustiada aumenta mais de peso.
O açúcar provoca um prazer imediato e ele aumentado no sangue prejudica o desenvolvimento saudável do feto. E os conservantes, os acidulantes e tudo o mais que o alimento industrializado contém, também.
A gestante tem que procurar comer verduras, ovos, legumes, frutas… Quanto mais natural, melhor. E muita, muita água!
Mas como administrar o stress? Fácil não é, mas algumas coisas têm que se tornar prioridades, como por exemplo: Tem que dormir bem – o que é dormir bem? Dormir no mínimo oito horas, respeitando a fisiologia do ciclo circadiano que é dormir cedo e levantar cedo, sem luz no quarto.
Comer bem, já falei, não beber bebidas alcoólicas, nem fumar.
Os exercícios físicos , são excelentes para diminuir o stress da gestante. Caminhadas, pilates, musculação, qualquer desses são todos muito bem vindos.
Meditação, feliz de quem consegue.
É um aprendizado. Cada vez mais a meditação ocupa lugar de imensa importância nesses dias atuais. Ela beneficia mãe e filho.
E importante: procurar ajuda quando perceber que sozinha não está conseguindo gerenciar o stress.
Estar gestante é um momento único e mágico em que tu preparas o teu filho. Isso é lindo! Então, tudo que for melhor pra ele, para o seu bebê, deve ser valorizado.
Então, vamos tentar?
Por: Jandira Pureza Valente Bezerra.