Canguçu, quarta-feira, 24 de abril de 2024
Menu

Hospital de Caridade volta a fazer cirurgias pelo SUS

Na manhã de segunda-feira (15), foi assinado o contrato que garante a retomada do serviço de cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital de Caridade de Canguçu (HCC), para atender os pacientes de Canguçu e desafogar listas de espera dos hospitais da região. A Câmara Municipal de Vereadores deverá repassar ao Hospital a […]


Na manhã de segunda-feira (15), foi assinado o contrato que garante a retomada do serviço de cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital de Caridade de Canguçu (HCC), para atender os pacientes de Canguçu e desafogar listas de espera dos hospitais da região. A Câmara Municipal de Vereadores deverá repassar ao Hospital a quantia de R$ 40 mil mensais.

As cirurgias serão retomadas em maio, devendo atender 25 pacientes mensais. Hoje a fila de espera para cirurgias no município é de 90 pacientes. Com o ritmo de trabalho atendendo lista e emergências, espera-se zerar a fila até setembro de 2019.

Nesta semana, já começam a ser marcadas as avaliações com os primeiros pacientes que serão atendidos em maio. Os pacientes que se encontram na fila de espera receberão uma ligação para agendamento de consulta de avaliação. Neste processo, toda a regularização será realizada pela Secretaria de Saúde, que passará o paciente já apto a cirurgia ao hospital.

As cirurgias eletivas irão respeitar a capacidade física e humana do Hospital de Caridade. Em caso de necessidade de cirurgias de maior complexidade, a demanda será repassada a outros hospitais capacitados.

Para a paciente Fabiane Barcelos, que há dois anos esperava para ser operada em Piratini, a retomada do serviço irá beneficiar todos os pacientes que esperam para ser operados em cidades da região e que enfrentam longas filas de espera.

Canguçu Online, com informações da Prefeitura de Canguçu.