Canguçu, sábado, 27 de abril de 2024
Menu

Governo federal lança ação contra câncer do colo do útero

Projeto prevê teste de detecção de HPV no SUS como ações para eliminar casos de um dos tipos de câncer que mais mata mulheres no Rio Grande do Sul. Confira como irá acontecer:


O Ministério da Saúde lançou na quarta-feira (22) uma estratégia para zerar os casos de câncer do colo do útero no país. A doença é o quarto tipo de câncer mais comum entre mulheres e mata, em média, 6 mil brasileiras ao ano.

A medida prevê ações para reduzir casos, prevenção, vacinação e inclusão de teste molecular (PCR) para detecção do HPV, vírus sexualmente transmissível e causador do câncer do colo do útero, no Sistema Único de Saúde (SUS).

Recomendado pela Organização Mundial da Saúde, o teste identifica de forma mais precisa a presença do vírus e, com isso, será possível ampliar o rastreio da doença na população feminina entre 25 e 64 anos e reduzir casos graves e mortes. Atualmente, o diagnóstico é feito na rede pública de saúde pelo exame papanicolau.

De acordo com orientações do ministério, se o teste PCR for positivo, a paciente deve passar pelo exame citológico (papanicolau) e tratamento. Em caso negativo, o PCR deve ser repetido em cinco anos.

O câncer de colo de útero mata mais de 300 mulheres por ano no Rio Grande do Sul.