Canguçu, sexta-feira, 3 de maio de 2024
Menu

Estado assina quatro portarias para novos ambulatórios de especialidades no RS

Novos serviços são regionais, ultrapassando os territórios dos municípios


Novos ambulatórios de especialidades foram habilitados nos municípios de Cacequi, Constantina, São José do Norte e Triunfo, por meio de assinatura de portarias com a Secretaria da Saúde (SES), nesta sexta-feira (15). São cinco novos serviços que foram viabilizados pelo Programa de Incentivos Hospitalares do governo do Estado (Programa Assistir).

“Neste ano, já passamos de 103 para 372 ambulatórios de especialidades no Rio Grande do Sul”, informou a secretária da Saúde, Arita Bergmann, durante o ato, realizado de forma on-line com representantes dos municípios e dos hospitais.

Os ambulatórios foram habilitados após avaliação técnica da SES, que apontou a necessidade do atendimento em cada área nas regiões de saúde. Arita destacou que os serviços se estruturaram de maneira que o Estado possa destinar os incentivos previstos. “Reafirmo a importância dos hospitais de pequeno porte para a rede de saúde do Estado”, declarou.

Novos serviços

  • Ambulatório de Oftalmologia – município de Cacequi – Portaria 184/2024
  • Ambulatório de Dermatologia e Ambulatório de Cardiologia – São José do Norte – Portaria 178/2024
  • Ambulatório de Especialidades em Cirurgia Geral – Triunfo – Portaria 182/2024
  • Ambulatório de Dermatologia – Constantina – Portaria 183/2024

Os novos serviços são regionais, ultrapassando os territórios dos municípios. Cada um passará a oferecer mais 240 consultas e cerca de 30 a 40 cirurgias mensais, desafogando as filas de espera nas áreas em que foram habilitados.

Ainda nesta semana, durante cerimônia no Palácio Piratini, também foram assinadas outras portarias com alguns dos hospitais da Região Metropolitana, que tiveram ampliação de recursos e serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A habilitação foi possível após a aplicação dos novos parâmetros do Programa de Incentivos Hospitalares, publicados em janeiro.