Canguçu, quinta-feira, 18 de abril de 2024
Menu

Cristiano Manetti participa do Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar

Farmacêutico bioquímico e responsável técnico da Farmácia Municipal de Canguçu desde 2006. Estas são atribuições de Cristiano Manetti, ganhador do prêmio Elfrides Schapoval 2018 por seu trabalho: “O Auxílio do Planejamento Estratégico Situacional na Diminuição da Judicialização de Medicamentos em uma Farmácia Municipal do Sul do Brasil”. Com a conquista, Cristiano recebeu como premiação a […]


Farmacêutico bioquímico e responsável técnico da Farmácia Municipal de Canguçu desde 2006. Estas são atribuições de Cristiano Manetti, ganhador do prêmio Elfrides Schapoval 2018 por seu trabalho: “O Auxílio do Planejamento Estratégico Situacional na Diminuição da Judicialização de Medicamentos em uma Farmácia Municipal do Sul do Brasil”. Com a conquista, Cristiano recebeu como premiação a ajuda nos custos para o Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar – XII Brasileiro e VIII Sul Americano, realizado em Fortaleza, de 23 a 25 de maio.

O projeto vencedor de Cristiano tinha como objetivo apresentar um comparativo dos gastos com processos judiciais contra o município de Canguçu antes e após a atualização da Relação Municipal de Medicamentos (REMUME), utilizando a ferramenta Planejamento Estratégico Situacional (PES).

A rotina de Cristiano é corrida.

Diariamente, atendemos centenas de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), dispensamos medicamentos que integram os componentes básicos e especializados da Assistência Farmacêutica, assim como o encaminhamento de processos de fármacos da alta complexidade”, disse. O farmacêutico ressalta também o trabalho de conscientização com a comunidade de Canguçu. “Realizamos palestras em escolas e grupos de pacientes que recebem medicamentos para hipertensão e diabetes, além de participar de campanhas e projetos da cidade, como o Dia Mundial da Saúde e outros.
Cristiano Manetti

Como responsável técnico de uma Farmácia Municipal, Cristiano está sempre em busca de qualificação para melhorar seu trabalho e de seus colegas. Por isso, no momento, está realizando duas especializações no Rio de Janeiro: Vigilância em Saúde Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Gestão em Saúde pela FIOCRUZ. Além das especializações, a participação no Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar – XII Brasileiro e VIII Sul Americano foi muito importante.

— É o maior evento da área na América Latina e foi muito produtivo para atualizações dos meus conhecimentos. Ainda tive a honra de apresentar três trabalhos no evento: “A Qualificação da Assistência Farmacêutica do Município de Canguçu/RS através do programa Qualifar-SUS”, “A Redução da Judicialização de Medicamentos com o Auxílio da Ferramenta Planejamento Estratégico Situacional” e “Descarte Correto de Medicamentos: Alternativas de Redução e Reaproveitamento — conta.

Canguçu Online, com informações do Conselho Regional de Farmácia do RS (CRF-RS).