www.cangucuonline.com.br

Canguçu registra primeiro caso de Influenza H1N1

A Secretaria Municipal de Saúde de Canguçu confirmou, nesta quarta-feira (5), que foi confirmado um caso de Influenza – H1N1 em uma criança, que está hospitalizada em estado de recuperação.

Leia a nota oficial na íntegra publicada pela Prefeitura de Canguçu:

O Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde vem a público informar à comunidade que na tarde de ontem foi divulgado pelo Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul (LACEN) o resultado positivo para Influenza – H1N1 de uma paciente residente neste Município, trata-se de uma criança integrante do grupo prioritário mas que não aderiu à Campanha de Vacinação, a mesma encontra-se hospitalizada em estado de recuperação.

Além deste caso, desde o início de 2019, já foram investigados 5 casos suspeitos da doença, todos com resultado negativo para Influenza já informado, incluindo nesse grupo o paciente que veio a óbito na cidade de Pelotas na última sexta feira.

Importante esclarecer que todos os órgãos de saúde de Canguçu estão preparados e atuam em conformidade com o Protocolo Nacional de Combate à Influenza, adotando todos os procedimentos cabíveis para este tipo de situação.

Esclarecemos ainda a comunidade que a primeira medida a ser adotada anualmente é a vacinação. Em 2019, nossa Campanha registrou um índice de vacinação de 94,75% do grupo prioritário, índice este considerado satisfatório, especialmente se comparado aos números de outros municípios e com o próprio Estado que imunizou 74% desse grupo.

Além da vacinação, é muito importante que durante o inverno a população adote outras medidas preventivas, dentre as quais podemos citar lavar frequentemente as mãos, ambientes limpos e arejados, evitar aglomerações e lugares fechados, não compartilhar objetos pessoais e proteção ao tossir.

Por fim, também se mostra fundamental que as pessoas procurem as unidades de saúde sempre que constatarem a ocorrência de sintomas de Influenza, quais sejam febre súbita, tosse, dor de garganta, desconforto respiratório, cefaleia e dor no corpo.

Canguçu, 05 de junho de 2019.

Margarete Schneider de Moura

Responsável técnica pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica

Miriam Lisiane Radtke Neutzling
Secretária Municipal de Saúde


Comentários
Carregando...
SiteLock