Canguçu, domingo, 28 de abril de 2024
Menu

Câncer de boca tem alta incidência em Canguçu

Será realizada uma ação da Campanha do Maio Vermelho nesta segunda-feira (8). Para saber mais sobre a doença e a ação, o Canguçu Online conversou com a Cirurgiã Bucomaxilofacial do Centro de Especialidades Odontológicas de Canguçu, Beatriz Póvoa. Confira:


O mês de maio é dedicado ao combate ao câncer de boca. Em Canguçu o número de casos diagnosticados, crescem a cada ano. Neste ano, a Campanha realizada pela Secretaria Municipal de Saúde conta com o apoio das Universidades Católica e Federal de Pelotas.

No dia 8 de maio, próxima segunda-feira, das 9h às 15h, na Praça Dr. Francisco Carlos dos Santos, profissionais realizarão exames clínicos e encaminhamento para biópsias nos casos necessários; além de serem distribuídos protetores labiais e material educativo.

Para nos ajudar a entender a doença e como prevenir-se, o Canguçu Online conta com a ajuda da Cirurgiã Bucomaxilofacial do Centro de Especialidades Odontológicas de Canguçu, Beatriz Póvoa.

O que é o câncer de boca?

O câncer de boca ocorre nos lábios, língua e mucosas da cavidade oral, podendo afetar ossos, músculos e outros tecidos dessa região. É o quinto tumor mais frequente em homens e o sétimo em mulheres. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima-se quase 16 mil casos de câncer de boca para o ano de 2023.

O principal fator de risco é o fumo, cerca de 90% das pessoas acometidas de câncer de boca são fumantes. A fumaça do cigarro, cachimbo ou charuto, pode causar câncer em qualquer parte da boca ou garganta, laringe, esôfago, pulmões, rins, bexiga, além de outros órgãos, explica Beatriz Póvoa. “O fumo passivo também é um risco, ou seja, pessoas não fumantes que fiquem constantemente em espaços em que outras estão fumando, também estão expostas”, ressalta.

A idade e o sexo são fatores importantes nas estatísticas, homens com mais de 40 anos representam a maior parte dos casos, entretanto, observa-se o aumento de casos entre as mulheres, o que pode estar relacionado às mudanças de estilo de vida. O consumo de álcool em excesso, associado ao fumo aumenta o risco de câncer bucal de forma exponencial. Traumas crônicos ocasionados por próteses mal adaptadas e dentes quebrados causam ferimentos nas mucosas e podem favorecer a ação de agentes carcinogênicos, segundo explica Beatriz ao Canguçu Online.

Quais são os sintomas?

O principal sintoma é o aparecimento de uma úlcera em qualquer área dos lábios ou parte interna da boca, diferentemente das aftas que são úlceras muitos doloridas, as ulcerações que representam tumores de boca são, em geral, assintomáticas. É importante informar que qualquer lesão que não cicatrize em 15 dias deve ser avaliada por profissional.

Beatriz Póvoa destaca ainda outros sintomas que podem ser encontrados: manchas brancas, avermelhadas ou enegrecidas nas mucosas da boca, inchaço nos maxilares, áreas adormecidas, emagrecimento repentino, nódulos no pescoço, dificuldade de falar, mastigar ou engolir.

Qual a importância da prevenção e do diagnóstico precoce?

A Bucomaxilo também destaca que a pessoa deve ter uma boa higiene oral, afastar os fatores de risco conhecidos, como fumo e álcool. Evitar exposição ao sol em horários em que ele é mais forte ou fazê-lo com a proteção de chapéu, filtro solar e protetor labial. “Consultar seu Cirurgião-Dentista, ao menos uma vez ao ano como rotina, é fundamental. Recomenda-se também que o autoexame de boca seja realizado pelo menos a cada dois meses”, acrescenta a especialista.

Ao encontrar alguma alteração, deve-se procurar atendimento odontológico em uma das Unidades de Atenção Básica do Município. Quando houver necessidade, os casos serão encaminhamos ao Centro de Especialidades Odontológicas de Canguçu para confirmação de diagnóstico através de biópsia.

Beatriz Póvoa conclui alertando que o câncer de boca, diagnosticado em fases iniciais, apresenta 85% de chances de cura.