Canguçu, sábado, 27 de abril de 2024
Menu

Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda-feira

Em Canguçu, a vacinação nesta semana é para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas e membros de povos indígenas. Confira mais informações:


Com um público-alvo de mais de cinco milhões de pessoas no Rio Grande do Sul, começa nesta segunda-feira (10) a campanha de vacinação contra a gripe influenza. Diferente das últimas edições, a estratégia este ano está recomendada como de etapa única, ou seja, sem o escalonamento dos grupos elegíveis. Essa orientação pode vir a ser adaptada pelos municípios, conforme a estrutura, condições e cronogramas propostos localmente.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) já realizou a distribuição de 828 mil doses aos municípios. Novos repasses estão previstos ao longo das próximas semanas, conforme o Estado receba os lotes encaminhados pelo Ministério da Saúde.

A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários das crianças, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde. Somados, esses grupos representam cerca de 3,6 milhões de pessoas nas populações estimadas. Para os demais públicos elegíveis, que totalizam outras 1,4 milhão de pessoas, serão disponibilizadas as doses, porém, sem estipulação de cobertura a ser atingida.

Em Canguçu, a vacinação acontece de 10/04 a 14/04 para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, e integrantes de povos indígenas.

A vacina contra a gripe estará disponível nos seguintes locais:

– Unidade Materno Infantil, todos os dias, das 8h às 16h
– ESF Triângulo, Vila Nova e Vila Fonseca, das 8h às 15h
– UBSs da zona rural: disponível nos dias de atendimento na localidade

Cronograma de imunizações contra a influenza em Canguçu:

17/04 a 20/04: Pessoas com 60 anos ou mais; professores; trabalhadores da saúde

24/04 a 28/04: População privada de liberdade; forças armadas; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento; adolescentes sob medidas socioeducativas

02/05 a 05/05: Portadores de doenças crônicas; caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo; trabalhadores portuários

Dia D em 6 de maio

Junto ao Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/RS), a SES pactuou a realização no Estado do Dia D da campanha em 6 de maio. Na data, haverá postos extraordinariamente abertos para a vacinação. Nacionalmente, o Ministério da Saúde não estipulou essa data de mobilização, cabendo aos estados essa definição.