Canguçu, sábado, 20 de abril de 2024
Menu

Câmara aprova projeto de Lei que implementa acompanhamento psicológico para mulheres vítimas de violência no município

Durante sessão plenária realizada na semana passada, foi aprovado o projeto 59/2021 que prevê a implementação do acompanhamento psicológico para mulheres vítimas de violência no município, projeto aguarda sanção do executivo. Este acompanhamento será realizado por profissionais habilitados nas unidades de saúde de Canguçu.De autoria da Vereadora Iasmin Roloff (PT), a iniciativa foi embasada na […]


Durante sessão plenária realizada na semana passada, foi aprovado o projeto 59/2021 que prevê a implementação do acompanhamento psicológico para mulheres vítimas de violência no município, projeto aguarda sanção do executivo. Este acompanhamento será realizado por profissionais habilitados nas unidades de saúde de Canguçu.

De autoria da Vereadora Iasmin Roloff (PT), a iniciativa foi embasada na existência de casos de violência, no município, que afetam diretamente o estado psicológico das vítimas. De acordo com a lei, os profissionais irão trabalhar recursos para que as mulheres afetadas consigam sair da situação de violência sofrida, a partir da autoajuda proporcionada com o atendimento psicológico.

Além disso, será realizada a constituição de uma rede de trocas de experiências entre participantes. Para a autora do projeto, “é de grande valia aprovar na câmara de Vereadores, porém ainda precisa ser aprovado pelo executivo para que o serviço seja disponibilizado a população. É importante pensarmos na saúde mental das pessoas, principalmente quando se remete a vítimas de violência”, lembrou.

“A violência deixa na vida das pessoas lesões que vão pra além de traumas físicos. Os traumas causados por agressões, sejam elas físicas ou psicológicas, precisam ser tratados por profissionais qualificados. Apenas uma pequena parcela dos cidadãos tem condições de pagar por um tratamento psicológico e é dever do estado cuidar da saúde mental e psicológica de todos. Precisamos estar atentos a este tema”, afirmou a vereadora.