Canguçu, sábado, 20 de abril de 2024
Menu

Atual situação de insegurança alimentar foi tema de conferência realizada em Canguçu

A VI Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional ocorreu em Canguçu, na última quarta-feira (22) e tratou do tema “A fome voltou! Medidas já!”. Município foi o primeiro município a abrir a rodada de conferências do estado, com a palestra da representante e conselheira do Consea estadual Márcia Falcão.Márcia abordou a temática geral e […]


A VI Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional ocorreu em Canguçu, na última quarta-feira (22) e tratou do tema “A fome voltou! Medidas já!”. Município foi o primeiro município a abrir a rodada de conferências do estado, com a palestra da representante e conselheira do Consea estadual Márcia Falcão.

Márcia abordou a temática geral e os eixos temáticos que foram subdivididos em quatro grupos para serem discutidos pelos participantes, os eixos foram:

  • Produção, abastecimento e acesso aos alimentos;
  • Educação alimentar e qualidade dos alimentos;
  • Políticas públicas de segurança alimentar e nutricional;
  • Sistema de segurança alimentar e nutricional (SISAN).
Foto: Simone Barbosa

O objetivo da conferência foi promover o debate sobre a situação atual da insegurança alimentar e nutricional sustentável e propor políticas públicas para a superação da fome e da miséria, a promoção do direito humano à alimentação adequada e saudável, a valorização do alimento saudável na rede de ensino e o fortalecimento do Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional (SISAN) no Rio grande do Sul.

Através das propostas que foram trabalhadas no dia da conferência será elaborado um relatório final da VI Conferência Municipal com as propostas aprovadas pela plenária para cada um dos quatro eixos, relatório este que deverá ser encaminhado ao Consea RS para ser trabalhado na Conferência Estadual.

Novo evento

A próxima etapa agora é a VIII Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional que acontecerá nos dias 27 e 28 de julho de 2022 na cidade de Porto Alegre. Na conferência foram eleitos nove delegados, sendo três do poder público e seis da sociedade civil onde representarão a cidade na VIII Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

Fonte: Sheila Santos / presidente do COMSEA-Canguçu e Extensionista Social da Emater-RS ASCAR