Canguçu, sexta-feira, 26 de abril de 2024
Menu

Após três meses, Canguçu volta a ter bandeira amarela no mapa preliminar do distanciamento controlado

Pela primeira vez em três meses, o Rio Grande do Sul volta a ter regiões classificadas em bandeira amarela no mapa preliminar do distanciamento controlado. A última vez que o Estado havia apresentado regiões em risco epidemiológico baixo para o coronavírus foi entre entre 30 de junho e 6 de julho — a oitava semana de acompanhamento do modelo. […]


Pela primeira vez em três meses, o Rio Grande do Sul volta a ter regiões classificadas em bandeira amarela no mapa preliminar do distanciamento controlado. A última vez que o Estado havia apresentado regiões em risco epidemiológico baixo para o coronavírus foi entre entre 30 de junho e 6 de julho — a oitava semana de acompanhamento do modelo.

No mapa preliminar, da 23ª semana, divulgado nesta sexta-feira (9), o Estado apresenta bandeiras amarela e laranja, de risco médio. O mapa definitivo será divulgado na segunda-feira (12).

As regiões de Bagé, Palmeira das Missões e Pelotas são as três que apresentaram melhora nos indicadores relacionados ao coronavírus, segundo análise do governo do Estado, e passaram para bandeira amarela.

Classificada em bandeira vermelha, de risco alto, na última semana, a região covid de Santa Maria retorna à bandeira laranja de forma preliminar. Assim, 18 regiões estão classificadas nesta cor: além de Santa Maria, Cachoeira do Sul, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Guaíba, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, Santo Ângelo, Taquara, Uruguaiana.

 

Das 21 regiões em bandeira laranja, apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba ainda não aderiram ao sistema de cogestão do distanciamento controlado. As outras 18 já adotam protocolos alternativos às bandeiras definidas pelo governo. As regiões em cogestão classificadas em bandeira laranja — caso permaneçam nessa cor no mapa definitivo — podem adotar regras de bandeira amarela, basta que enviem protocolos próprios adaptados à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam).

Governo indica melhora nos indicadores

Conforme o Executivo estadual, a melhora de indicadores tem sido verificada nas últimas três rodadas. Dos 497 municípios gaúchos, 284 não apresentaram registro de hospitalizações e óbitos por covid-19 nos últimos 14 dias.

Em todo o Estado, percebeu-se, conforme o governo, uma estabilidade ou melhora na maioria dos indicadores, como registros de novas hospitalizações (-29%) e óbitos (-7%). Houve estabilidade no número de internados por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) ou por covid-19 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e um leve aumento nos internados com coronavírus em leito clínico.

Mesmo contabilizando pacientes internados por outras causas, os números apontam leve queda na taxa de ocupação das UTIs, segundo o Executivo.

Confira a situação das regiões em bandeira amarela, segundo o governo do RS:

  • Bagé: a melhora em dois indicadores fez a região retornar à classificação de bandeira amarela. Houve redução de nove para seis pacientes com SRAG internados em UTI de uma semana para outra, assim como queda de cinco para três no número de internados por covid-19 em leitos clínicos.
  • Palmeira das Missões (em cogestão): já com indicadores bastante positivos na semana passada, a melhora em um dos itens do modelo específico da região foi suficiente para que Palmeira das Missões ingressasse na bandeira amarela. A região registrou nove hospitalizações por covid-19 na última semana, quando no período anterior chegou a 13 casos. Houve ainda redução de 14 para 12 os leitos de UTI ocupados por pacientes confirmados por coronavírus.
  • Pelotas (em cogestão): a região registrou queda no número de hospitalizações por coronavírus nos últimos sete dias – de 39 casos para 21. O número de leitos de UTI ocupados por pacientes com covid-19 também caiu, de 24 para 18. Além disso, a melhor situação em dois indicadores da macrorregião Sul contribuiu para que a região recebesse classificação de bandeira amarela – houve queda de 46 para 42 leitos de UTI ocupados por SRAG na macrorregião e queda de 37 para 30 nos casos de pacientes internados em estado grave por covid-19.

Fonte: GaúchaZH