Canguçu, sábado, 27 de abril de 2024
Menu

Secretaria da Agricultura inicia projeto para prevenir morte de abelhas no RS

O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de mel do país. Iniciativa buscará frear a morte de abelhas. Confira:


Para prevenir a mortandade de abelhas no Rio Grande do Sul, que é o segundo maior produtor de mel do país, a Secretaria da Agricultura começa, na próxima semana, um projeto inédito. A iniciativa buscará determinar a incidência e fatores de risco de um tipo de ácaro e outro de besouro detectados recentemente em colmeias em solo nacional.

A ideia é atacar uma das diversas “frentes que causam a mortalidade das abelhas”, explica o chefe da Divisão de Vigilância Sanitária Animal da pasta, Fernando Groff. Segundo ele, as doenças decorrentes afetam muito negativamente a produção e precisam de atenção.

Atualmente, não existe estudo sobre a prevalência de ácaros nem de besouros no Estado.

O principal prejuízo causado por esses animais é na perda de produtividade e de capacidade de reprodução das abelhas.

Projeto inicia em breve

Na semana que vem, começa a visita dos técnicos da Secretaria a 375 propriedades, localizadas em 97 municípios do Estado. Nelas, serão coletadas amostras de abelhas, que serão encaminhadas ao Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal Desidério Finamor. Lá, o trabalho será de visualização: verificar se há ou não a presença de ácaros e besouros nos insetos. A previsão é de que já se tenha resultados conclusivos em maio.