Canguçu, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Menu

Dom Pedrito promove evento sobre agropecuária no Pampa

Evento Pampa em Evolução discutirá temas como tecnologia, irrigação e sistemas de integração. Saiba mais:


A cidade vizinha de Canguçu, Dom Pedrito, realizará, de 13 a 17 de junho, a primeira edição do Pampa em Evolução – Conhecimento, Negócios e Sustentabilidade, no Parque de Exposições Juventino Corrêa de Moura. Promoção da Associação e Sindicato Rural, da Associação dos Agricultores e da prefeitura do município, o evento será um misto de fórum de discussões e feira de negócios com o objetivo de mostrar o potencial da cadeia agropecuária do bioma Pampa. A programação foi apresentada na quarta-feira (17), na sede da Federação da Agricultura do Estado (Farsul).

No evento, os organizadores enfatizaram a grande diversidade produtiva do município. Com um rebanho de cerca de 420 mil cabeças de bovinos, a região é um dos polos de genética das raças bovinas Angus, Hereford e Braford. A economia local também é impulsionada pela ovinocultura, que soma em torno de 150 mil animais. Na produção de grãos, a cidade abriga uma das maiores áreas de soja e a quarta maior lavoura de arroz do Estado. “Se Dom Pedrito hoje produz mais de 70% da renda do nosso município, é porque a agricultura é forte, é pujante e vence os obstáculos”, disse o presidente do Sindicato Rural local, José Roberto Pires Weber. Maior produtor gaúcho de mel, Dom Pedrito vem se destacando ainda em atividades como o cultivo de pêssego e morango, a vitivinicultura, a produção de azeite de oliva e de noz pecan.

Programação

Com painéis, palestras e workshops realizados em duas arenas, a programação do Pampa em Evolução contemplará temas como tecnologia, sustentabilidade, sistemas de integração, irrigação, crédito de carbono, gestão, inovação, clima, turismo e educação para o campo. No dia 14 de junho, um dos destaques será o workshop “Cavalo Crioulo, o Cavalo do Brasil”. No dia 15, a Conexão Delta G, que neste ano comemora três décadas de atuação, promoverá um debate sobre melhoramento genético no workshop “Pecuária e Genômica: o Binômio do Lucro”. Para o dia 16, está prevista a 30ª edição do Seminário Pastos & Pastagens e a 20ª edição do Seminário Lavoura em Evolução.

Ainda não há informações sobre cadastramentos.

Com informações: Correio do Povo