Canguçu, sexta-feira, 26 de abril de 2024
Menu

Aula de Pomerano traz essa riqueza em homenagem ao Colono Pomerano da Serra dos tapes

O Colono Pomerano vive no Brasil, então aqui seria a “Nova Pomerânia”. Atualmente em Canguçu, segundo o pesquisador Nilso Pinz temos em torno de 70% de Pomeranos.Hoje a Língua Pomerana é usada em comunidades ES/ Rondônia/ MG/ SC e RS. Língua presente no Brasil desde 1859 – há 159 anos. Cooficializar uma língua significa que […]


O Colono Pomerano vive no Brasil, então aqui seria a “Nova Pomerânia”. Atualmente em Canguçu, segundo o pesquisador Nilso Pinz temos em torno de 70% de Pomeranos.

Hoje a Língua Pomerana é usada em comunidades ES/ Rondônia/ MG/ SC e RS. Língua presente no Brasil desde 1859 – há 159 anos. Cooficializar uma língua significa que o município passa a ser oficialmente bilíngue, e que seus cidadãos podem construir suas vidas em duas línguas – a língua oficial da União, o Português, mas também a língua cooficial da comunidade, neste caso o Pomerano- usando-os na educação, eventos culturais e na sua relação com o Estado.
Os Pomeranos são considerados Povos e comunidades Tradicionais ( Decreto 6.040 de 07 de fevereiro de 2007).

Valorizar a Cultura Local é ter o verdadeiro desenvolvimento econômico, local sustentável.
Investir na tradição cultural local é levantar a autoestima do nosso povo usando suas diversas manifestações populares ( língua, culinária, dança, música, arquitetura, artesanato, moda, agricultura familiar, entre outras), para construir nosso turismo, economia, nossa cultura, nossa comunidade, num amplo de sustentabilidade.

O Povo Pomerano se destaca muito na agricultura de nosso município, pois é a base da economia.
Agricultura é uma prática econômica que consiste no uso dos solos para garantir a subsistência. Trata-se de uma das formas de transformar o espaço geográfico, sendo uma das mais antigas práticas realizadas na história. Portanto, podemos perceber que o meio rural sempre foi atividade econômica mais importante para a constituição e manutenção das sociedades.

A importância da agricultura é assim, indiscutível, pois é a partir dela que se produzem os alimentos e os produtos primários utilizados pelas indústrias, pelo comercio e pelo setor de serviços, tornando-se a base para a manutenção da economia mundial.

Sabendo que o mês de Julho é o mês do Colono e Motorista cabe a nós Educadores que trabalhamos no campo e com alunos do campo, pensamos em desenvolver uma Aula Interdisciplinar entre as Disciplinas de Matemática, Língua Pomerano, Língua Inglês e Língua Português.

Desenvolveremos propostas aos alunos que façam refletir sobre o “Ser Colono” e da importância deste em nosso município. As Professoras Tanise Stumpf e Ivone Marques propuseram aos alunos produções escritas, criações de gráficos, pesquisas das marcas dos equipamentos agrícolas ( tratores), adjetivos em Língua em Inglesa, criações de vídeos em Língua Pomerana e Portuguesa, coleta de imagens do campo ( fotos).

O trabalho está sendo realizado pelos alunos do 6º ao 9º Ano da Escola Municipal Carlos Moreira.
A proposta do Projeto está sendo de suma importância, pois a mesma enaltece o valor das famílias, isto, dos Colonos do Município de Canguçu.

Dando continuidade ao Projeto da Professora Tanise Stumpf e Ivone Marques O COLONO POMERANO NA SERRA DOS TAPES CANGUÇU RS,

Vamos apreciar mais vídeos em Língua Pomerana /proposta realizada nas Aulas de Língua Pomerana.