Canguçu, quinta-feira, 9 de maio de 2024
Menu

Saiba como foi a movimentação dos partidos na janela partidária em Canguçu

Prazos para mudanças de partido e descompatibilização encerraram na última semana


Com o encerramento da janela partidária em Canguçu, os bastidores políticos se agitam na preparação das Eleições 2024. As movimentações dos pré-candidatos e as estratégias dos partidos ganham destaque neste momento crucial para a cena política local. A disputa eleitoral promete ser acirrada, com diferentes forças buscando espaço e articulando alianças. Nesta matéria, vamos analisar os desdobramentos desse processo e as expectativas para o cenário político no município.

Na corrida pelo Executivo, o vereador Luciano Bertinetti, que até a janela eleitoral era pré-candidato a prefeito pelo MDB, anunciou a filiação ao PSDB. No final de março, o político divulgou a insatisfação com a condução da escolha de um nome e a falta de retorno da direção do antigo partido em relação a sua então pré-candidatura. O MDB, na época, tinha Bertinetti e Fininho como pré-candidatos.

O cenário da concorrência ao Executivo hoje conta com três pré-candidatos: Luciano Bertinetti (PSDB), Cledemir Gonçalves (MDB) e Arion Braga (PROGRESSISTAS).

Legislativo: mudanças partidárias e retornos de vereadores governistas

Já no legislativo canguçuense, também ocorreram trocas e dois vereadores reassumiram seus respectivos mandatos. Pela janela partidária os seguintes vereadores trocaram de partido:

  • Xico Vilela: trocou o  PROGRESSISTAS pelo PL.
  • Emerson Henzel: saiu do PRD para filiar-se ao PSDB.
  • Marcelo Maron: trocou o PRD pelo PL.
  • Jardel Oliveira: saiu do PSDB e filiou-se ao PROGRESSISTAS.

Dois vereadores retornam ao parlamento nesta segunda-feira (8), devido ao cumprimento do prazo para desincompatibilização que se encerrou em 6 de abril. Este prazo, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, refere-se ao período em que determinados agentes públicos ou ocupantes de cargos específicos devem se afastar de suas funções caso desejem concorrer a cargos eletivos nas eleições. 

O vereador Diego Wolter (MDB) deixa a Secretaria de Educação, Esportes e Cultura. Por sua vez, Mauro Silveira (MDB) anunciou a saída da Secretaria de Obras, Trânsito, Serviços Urbanos, Infraestrutura Rural e Ações Estratégicas. Com isso, os vereadores suplentes Ildo Venzke (MDB) e Paulo Bauer (MDB) deixam o parlamento. Até o fechamento da matéria, a Prefeitura de Canguçu não havia informado os respectivos substitutos nas secretarias.

Fique de olho nos prazos das Eleições 2024

Os eleitores têm até o dia 8 de maio para regularizar a situação eleitoral, solicitar transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais.

Entre 20 de julho e 5 de agosto, os partidos e federações podem realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

A campanha eleitoral em rádio e televisão começa em 16 de agosto. O 1º turno está marcado para o dia 6 de outubro.