Canguçu, sábado, 27 de abril de 2024
Menu

Luciano Bertinetti comunica desligamento do MDB

“Hoje não é um dia de alegria”, afirmou o vereador de Canguçu


No começo da tarde desta quarta-feira (27), o vereador Luciano Bertinetti anunciou seu desligamento do MDB.

Na segunda-feira (25), o parlamentar havia falado sobre falta de transparência dentro do partido. Confira o comunicado:

“Hoje não é um dia de alegria. Compartilho este comunicado com pesar e frustração, mas sem mágoas ou ressentimentos.

Como um cidadão engajado com o progresso de Canguçu, tenho observado com crescente preocupação a incapacidade de um pequeno grupo dirigente dentro do MDB municipal em apresentar um plano claro e eficaz para o desenvolvimento do nosso município. Esta falta de visão estratégica tem gerado incerteza sobre a capacidade do partido em produzir um projeto atualizado para ser apresentado aos canguçuenses nas eleições deste ano.

Gostaria de deixar claro que esta decisão não é uma crítica ao trabalho incansável do prefeito Vinicius, nem dos vereadores, do vice-prefeito e demais colegas que permanecem no MDB de Canguçu. Reconheço e valorizo os esforços deles em prol da comunidade. No entanto, acredito firmemente que a falta de uma gestão participativa por parte do grupo dirigente tem prejudicado nossa capacidade de avançar no projeto e construir as alternativas para os problemas que ainda enfrentamos no município.

A ausência de um debate interno amplo, aberto e transparente sobre o futuro do partido, aliada à falta de um plano estratégico, financeiro e estrutural são questões que não podem mais ser ignoradas. É fundamental que todos os membros do partido tenham voz e participem ativamente do processo de tomada de decisões, pois sem isso não há verdadeira democracia.

Diante disso, concluí que não posso mais permanecer filiado a um partido comprometido pela inação de um pequeno grupo dirigente, que está totalmente desconectado dos anseios da população e de seus filiados, evidenciado pelo incidente em que o segmento do MDB Diversidade, reconhecido tanto nacional quanto estadualmente, foi proibido de se estabelecer em Canguçu. Tal atitude não apenas ressalta a rigidez retrógrada desses dirigentes, mas também revela sua falta de compromisso com a diversidade e inclusão, que deveriam ser pilares de nossa atuação política.

Além disso, a falta de transparência foi ainda mais alarmante. Não apenas não foram divulgados os critérios, metodologia e prazos para a escolha do candidato a prefeito, mas também não houve qualquer espaço para debate ou discussão sobre um plano de governo a ser apresentado pelo partido nestas eleições. Esse vácuo de participação e abertura democrática demonstra uma clara desconexão entre a liderança partidária e a vontade dos filiados, minando assim os nossos princípios democráticos.

Sendo assim, comunico a minha desfiliação do MDB, uma decisão pessoal, motivada pela crença de que podemos e devemos fazer mais e melhor por nossa comunidade, e que isso requer uma liderança forte, mais inclusiva e comprometida com os interesses de Canguçu.

Agradeço aos amigos e colegas com quem tive a honra de colaborar e compartilhar ideias e projetos durante a minha trajetória no partido, em especial ao prefeito Vinicius, um amigo de longa data, que me abriu as portas para a participação política, que me deu a honra de ser seu secretário da saúde e que continuará sendo uma grande referência para mim.

Desejo sucesso aos que permanecerem, na esperança de que, juntos, possamos superar os desafios e construir um futuro melhor para nossa comunidade”.