Canguçu, sábado, 18 de maio de 2024
Menu

Eleições 2024: partidos articulam nomes visando o paço municipal

Veja quem são os potenciais candidatos a prefeito de Canguçu


Faltando pouco mais de duzentos dias para as eleições municipais 2024, os moradores de Canguçu começam a acompanhar as movimentações, manifestações e entrevistas de possíveis nomes para o Executivo canguçuense.

Entre os desafios para a eleição estão a mudança do perfil do eleitor e a diminuição da população, de acordo com o Censo 2022. Os candidatos percorrerão as estradas de um município extenso territorialmente e que tem sua economia local totalmente imersa na agricultura familiar e negócios de pequeno e médio porte.

Embora as construções de candidaturas estejam em estágios iniciais, limitando-se apenas às sondagens entre os munícipes, aceitações pelas lideranças político-partidárias e testes de popularidade, partidos como MDB, PSDB, e PROGRESSISTAS já contam com nomes ganhando força.

MDB: o desafio de manter o governo

Na esperança de colocar um candidato para um terceiro mandato, sob governo do partido, o MDB tem hoje dois pré-candidatos: Fininho e Bertinetti.

Cledemir Gonçalves, conhecido como professor Fininho, é o atual vice-prefeito. Vista como “natural” a sua candidatura ao Executivo, uma vez que é o número dois da Administração há dois mandatos, o político prega em seu discurso a continuidade do projeto de governo. Fininho é identificado, principalmente, com a pauta da educação, uma vez que é professor no município há 20 anos.

Por outro lado, Luciano Bertinetti, atual vereador da bancada, foi secretário de Saúde durante a pandemia de Covid-19, onde ganhou destaque pela coordenação da pasta durante a vacinação e os picos do vírus no município. Em 2023, ainda foi Presidente da Câmara de Vereadores. Engajado com as causas do autismo e saúde, o vereador pontua em suas falas que buscará uma atualização do projeto de governo.

PROGRESSISTAS: oposição busca nova identidade 

Oposição do atual governo, o PROGRESSISTAS busca voltar ao Executivo após 12 anos. Na última eleição, o candidato do partido ficou em 2º lugar com uma diferença de cinco mil votos para o vencedor, Vinicius Pegoraro, vendo aumentar a diferença de votos da eleição de 2016.

O vereador Arion Braga é um dos principais nomes hoje para concorrer à Prefeitura. O edil foi o mais votado na eleição de 2020 e é engajado com as pautas da assistência e estradas. Embora adote um tom moderado sobre a candidatura em entrevistas, o nome do parlamentar ganha força pela popularidade.

Outro nome ventilado é o do agropecuarista e ex-vereador, Cláudio Quevedo. Em entrevista, a Rádio Cultura, no dia 26 de janeiro, Cláudio comentou que enxerga, no momento, os vereadores e outras lideranças do partido como favoritas. Atento ao tempo em que o partido está longe do governo, adota tom moderado para não “atropelar” etapas.

PSDB: partido busca oposição unida

O PSDB que, esteve no primeiro mandato do governo Pegoraro, sendo o partido do vice-prefeito, busca o protagonismo da oposição ao atual governo.

Em entrevista à Rádio Cultura, no dia 16 de fevereiro, o deputado estadual Pedro Pereira falou que, se necessário, seria candidato ao paço municipal. Engajado com as pautas da saúde e da RS-265, o parlamentar busca embasar seu trabalho de deputado como mote para o município.

O que vem por aí?

Partidos como PT, PDT, PRD (antigo PTB) e PSB ainda não anunciaram apoio ou pré-candidatos. Novas movimentações podem ocorrer a partir de hoje, dia 7 de março até 5 de abril, durante a janela partidária, que é o período em que vereadoras e vereadores poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato.

As definições oficiais ocorrem entre 20 de julho e 5 de agosto, quando é permitida a realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos às prefeituras, bem como ao cargos de vereador.

As eleições municipais serão realizadas no dia 6 de outubro.