Canguçu, sábado, 18 de maio de 2024
Menu

Defensoria Pública do Estado pede punição de Xico Vilela

Foi emitida uma recomendação para a Câmara de Vereadores de Canguçu tomar medidas punitivas e educativas. Acompanhe


A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, em Canguçu, emitiu uma recomendação para que a Câmara Municipal adote medidas punitivas contra o vereador Francisco Vilela (PP) pelas falas racistas contra uma servidora.

Segundo a nota, o documento foi assinado pelo defensor público Thales Vieira dos Santos e recomenda “a adoção de providências para o combate à discriminação racial, sobretudo adotando medidas punitivas a parlamentares que venham a proferir discursos criminosos (como injúrias raciais ou racistas) e promovendo ações de educação em direitos, como painéis e audiências públicas, com o fim de prevenir a perpetuação de práticas racistas na comunidade canguçuense”, consta.

Através da ONG Ciem (Centro da Integração das Entidades da Metade Sul) 16 comunidades quilombolas enviaram um ofício ao presidente da Câmara de Vereadores de Canguçu, Luciano Bertinetti, para pedir a cassação do mandato de Vilela.

A reportagem do Canguçu Online ainda não obteve retorno ou posicionamento do vereador Xico Vilela, ou de sua assessoria, sobre o caso.