Canguçu, domingo, 19 de maio de 2024
Menu

Emater/RS-Ascar tem uma mulher na presidência pela primeira vez

Ela iniciou sua carreira atuando em Canguçu e em São Lourenço. Eleita, garante a continuidade do curso de avicultura colonial no município. Conheça a nova presidente:


A médica veterinária Mara Helena Saafeld foi eleita a nova presidente da Emater/RS-Ascar para os próximos quatro anos. Sendo a primeira mulher indicada e eleita para a presidência do órgão, ela era assistente técnica regional de sistemas de produção animal. Mara foi eleita na quinta-feira (20).

No novo posto, Mara diz que dará continuidade às diretrizes já traçadas para o órgão. Nesse planejamento, segundo ela, ganham destaque ações de enfrentamento às estiagens recorrentes no Estado, como reservação de água, e de apoio à pecuária leiteira, atividade que abrange 411 dos 497 municípios gaúchos, de acordo com os dados da Emater.

Um dos pontos fortes da operação da Emater que devem ser intensificados, segundo a candidata à presidência, são os cursos de qualificação promovidos por meio dos centros de treinamento mantidos no Estado. O conteúdo regular cobre todas as áreas de interesse de quem atua na agropecuária, de métodos de manejo até constituição de agroindústrias e empreendedorismo para jovens e mulheres. A partir do interesse manifestado pelos produtores, a Emater oferece ainda cursos sob demanda. Um exemplo é o de avicultura colonial, criado e ministrado no Centro de Treinamento Canguçu.

Trajetória

Lourenciana, formada pela Universidade Federal de Pelotas, Mara Saafeld fez mestrado em reprodução assistida de bovinos de leite e também é doutora em biotecnologia. Há quatro décadas ligada à Emater/RS-Ascar, ela iniciou a carreira no órgão atuando nos municípios de Canguçu e São Lourenço do Sul, na Metade Sul. Posteriormente estabelecida em Canguçu, desenvolveu em parceria com a Embrapa Clima Temperado um trabalho de melhoramento chamado Clube do Embrião, para transferência de embriões a pequenos agricultores a partir de técnicas de inseminação artificial. Atuou ainda como chefe do escritório da Emater em Pelotas.

No Centro de Treinamento da Emater em Canguçu, Mara conduziu uma pesquisa sobre silagem de colostro, como é chamado o leite secretado pela vaca na primeira ordenha após o parto. Pesquisa essa que foi premiada em 2007 pela Fundação Banco do Brasil, Unesco e pela Petrobras.