Canguçu, quinta-feira, 8 de maio de 2025
Menu

Robert Prevost é o novo pontífice da Igreja Católica

O cardeal de 69 anos, dos Estados Unidos, escolheu o nome de Papa Leão XIV para conduzir o próximo capítulo da fé católica.


A Igreja Católica tem um novo líder. Na tarde desta quinta-feira (8), após dias de votações no Conclave, a fumaça branca subiu da Capela Sistina e anunciou ao mundo que um novo papa foi escolhido. O cardeal  Robert Prevost, nascido nos Estados Unidos, foi eleito como o novo pontífice e adotará o nome de Papa Leão XIV. Prevost tem 69 anos, nasceu em Chicago e trabalhou na América Latina.

A escolha foi oficializada após o cardeal receber ao menos dois terços dos votos dos 133 eleitores presentes no Conclave, número mínimo exigido para que se confirme a eleição. Milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro celebraram o anúncio do novo papa, que em breve fará sua primeira aparição pública no balcão central da Basílica Vaticana, pronunciando o tradicional “Habemus Papam”.

Leão XIV sucede o papa Francisco, que deixa um legado marcado por gestos de humildade, defesa dos pobres, preocupação ambiental e diálogos com outras religiões. O novo pontífice assume o comando da Igreja em um momento desafiador, com temas como a crise de vocações, avanço da secularização e conflitos geopolíticos exigindo respostas firmes e espiritualmente comprometidas.

A expectativa dos fiéis e do mundo é de que o Papa Leão XIV saiba conduzir a Igreja com sabedoria, mantendo o espírito de renovação pastoral e proximidade com o povo, marcas que definiram o pontificado de Francisco ao longo da última década.

A expectativa dos fiéis e do mundo é de que Prevost saiba conduzir a Igreja com sabedoria, mantendo o espírito de renovação pastoral e proximidade com o povo, marcas que definiram o pontificado de Francisco ao longo da última década.