Em discurso inaugural, Papa Leão XIV clama por unidade e revela inspiração em Santo Agostinho
Novo pontífice reforça a continuidade com Francisco, destaca o amor incondicional de Deus e sinaliza, ao declarar-se “um agostiniano”, que seu papado será guiado pelo pensamento de Santo Agostinho.
Em sua primeira mensagem ao mundo como líder da Igreja Católica, Papa Leão XIV emocionou os fiéis com palavras de paz, união e fé. “Esta é a paz de Cristo ressuscitado. Deus provém a todos incondicionalmente”, afirmou, logo no início de seu discurso.
Ele agradeceu ao Papa Francisco, dizendo: “Ainda temos em nossos ouvidos a voz do Papa Francisco que abençoava Roma”, sinalizando o desejo de continuidade com a abordagem pastoral e humanista de seu antecessor. Em um gesto simbólico, completou: “Sou um filho de Santo Agostinho. Um agostiniano”, deixando transparecer que seu pontificado pode seguir caminhos influenciados pelo pensamento filosófico e teológico do santo norte-africano, que valorizava o amor, a interioridade e a busca da verdade.

Leão XIV reafirmou a fé no bem diante das adversidades: “Deus nos quer bem e ama a todos. O mal não prevalecerá. Portanto, unidos, mãos a mãos com Deus e entre nós, sigamos adiante”. Encerrando sua fala, o papa conclamou a humanidade ao diálogo como instrumento de reconciliação: “A humanidade precisa construir pontes – com diálogo – que liguem Cristo às pessoas. Obrigado, Papa Francisco”.