Canguçu, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Menu

Votação da Consulta Popular começa dia 27

Canguçu tem propostas inscritas na votação


A votação da Consulta Popular inicia no dia 27/11 e vai até o dia 1º/12. Canguçu tem cinco propostas nas áreas de assistência social, turismo, agricultura e meio ambiente. Os cidadãos podem votar de forma online.

A Consulta Popular é uma ferramenta democrática e participativa que define as prioridades regionais que vão ser incorporadas ao Orçamento do Estado em 2024. O governo estadual investirá R$ 60 milhões nos projetos escolhidos. O valor será distribuído entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

Para votar, o cidadão deverá acessar o portal consultapopular.rs.gov.br com o título de eleitor e escolher a ação que deseja ver implementada. No passo seguinte, será encaminhado para a cédula de votação regional, que contém entre cinco e dez ações definidas a partir do Caderno de Demandas Elegíveis pelas assembleias regionais. Caso o cidadão não tenha em mãos o número do título de eleitor, ele poderá obtê-lo através do site : https://www.tre-rn.jus.br/servicos-eleitorais/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome.

Nas regiões em que o sinal de internet estiver inadequado, será habilitado um aplicativo off-line para a realização da votação. Em cada Corede, pessoas autorizadas receberão os votos pelo smartphone e, posteriormente, irão transferi-los para o sistema geral de votação.