Canguçu, sexta-feira, 19 de abril de 2024
Menu

Tribunal de Contas da União suspende aumento nos pedágios

O Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu nesta quarta-feira (5) o aumento da tarifa em pedágios do Polo Pelotas.A decisão foi tomada a partir do acolhimento de uma medida cautelar de autoria dos deputados federais Daniel Trzeciak (PSDB) e Marcel Van Hattem (Novo). O documento, entregue ao Tribunal no último dia 14, também é […]


O Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu nesta quarta-feira (5) o aumento da tarifa em pedágios do Polo Pelotas.

A decisão foi tomada a partir do acolhimento de uma medida cautelar de autoria dos deputados federais Daniel Trzeciak (PSDB) e Marcel Van Hattem (Novo). O documento, entregue ao Tribunal no último dia 14, também é assinado pelo deputado estadual Fábio Branco (MDB).

Em abril, o TCU determinou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a revisão dos valores após indícios de sobrepreço e realizou um processo de auditoria nos contratos de pedágios da Zona Sul, firmados entre a ANTT e a Ecosul. No entendimento dos deputados, em meio à pandemia e, principalmente, enquanto essa auditoria segue em análise, o reajuste não é apropriado.

Na decisão do Tribunal, divulgada nesta quarta, houve a suspensão desse aumento. A correção entrou em vigor no dia 11 de julho e apontava R$ 0,10 a mais para carros de passeio e até R$ 0,60 para veículos comerciais. Representante da Região Sul, o deputado Daniel celebrou a decisão do TCU.

“É uma importante conquista, uma vitória. Vamos seguir nessa luta pra reduzir ainda mais as tarifas dos pedágios”.

Fonte: Diário Popular.