www.cangucuonline.com.br

Programador cria site para ajudar pessoas na quarentena

Um canguçuense de 24 anos criou uma plataforma web e uma aplicação mobile para prestar ajuda a pessoas que estão passando por dificuldades na quarentena em razão do Coronavírus. O projeto chamado Be The Hero (Seja o Herói, em tradução livre para o português) pode ser acessado pelo site https://help-frontend.herokuapp.com/ (veja abaixo as orientações de uso).

O Canguçu Online entrou em contato com o programador e desenvolvedor de sistemas para buscar mais informações sobre a iniciativa. Mateus, 24 anos, reside em Canguçu e prefere não revelar o sobrenome ou divulgar a sua foto na matéria para não se expor. Prefere manter a discrição.

A aplicação pretende ajudar pessoas que podem estar com necessidade de mantimentos ou medicamentos durante a pandemia do Coronavírus. Como todos sabemos, nem todas as pessoas têm condições de ficar inoperantes por tempo indeterminado, embora devemos ter ciência de que ficar em casa é o melhor a se fazer neste momento. Pelo site, qualquer pessoa poderá pedir ajuda, seja por temor a algum sintoma recorrente do vírus, ou falta de alimento, abandono, violência ou outro motivo. Acredito que sempre haverá alguém disposto a ajudar e o intuito é encurtar esse caminho, utilizando a tecnologia para criar essa ponte, já que não podemos estar em pleno movimento.
Mateus, desenvolvedor do Be The Hero, em entrevista ao Canguçu Online.

Mateus adianta que o site também serve para denúncias sobre abandono de animais e reforça: Animais não passam Coronavírus para humanos.

Ele fala sobre como usou o conhecimento técnico para promover a ação social.

Eu estava estudando durante a quarentena e surgiu um projeto open source, para o qual eu tive a ideia de desenvolver este site, pensando em ajudar os moradores de Canguçu. Por mais que medidas estejam sendo tomadas pelas lideranças locais, estaduais e federais, tenho ciência de que o acesso aos benefícios e correntes de solidariedade não chegam a todas pessoas. Acredito que, usando a tecnologia, podemos aproximar quem precisa de ajuda e quem quer ajudar. Então comecei a elaborar uma estrutura simples e didática de como levar isso para um público específico e utilizei dos meus recursos e conhecimentos técnicos para aplicar isso em duas frentes: aplicação web e mobile.

O Be The Hero lida com duas vias específicas: Pessoas que precisam de ajuda e pessoas que querem ajudar. De acordo com Mateus, a plataforma web (o site) é mais capacitada para receber os pedidos de ajuda em geral. No app mobile, são exibidos os pedidos de ajuda.


COMO USAR A APLICAÇÃO
Ao se cadastrar no site https://help-frontend.herokuapp.com/, será gerada uma ID (identidade) para o usuário, equivalente a um cadastro comum, como e-mail e senha. Copie e cole esta ID no seu WhatsApp ou e-mail, pois ele é único e não terá como recuperá-la ou solicitar uma nova.

A aplicação na Web funciona especificamente para cadastro dos casos que precisam de ajuda, ou seja, se você souber de algum caso e quer pedir ajuda é só cadastrar e lançar as informações necessárias.

No aplicativo mobile (celulares em geral), os usuários visualizam os pedidos de ajuda e podem oferecer auxílio entrando em contato diretamente com quem cadastrou o pedido. No app mobile, não haverá necessidade de registro.

VÍDEO: COMO USAR A PLATAFORMA WEB


INSTALAÇÃO DA APLICAÇÃO MOBILE
A aplicação funcionará somente em aparelhos com sistema Android! Clique aqui para fazer download da APK no seu Android. Após, acesse o menu “Configurações” do aparelho, navegue até o item “Segurança” e encontre a opção “Fontes desconhecidas”. Ative esta opção. Pronto! Depois disso é só confirmar a instalação do arquivo APK que você baixou e aguardar abrir o app.

VÍDEO: VEJA COMO FUNCIONA A APLICAÇÃO MOBILE


CONTATO COM O BE THE HERO
E-mail: [email protected]

*Informações: Canguçu Online

Comentários
Carregando...