Canguçu, quinta-feira, 25 de abril de 2024
Menu

Prefeitos gaúchos buscam apoio do governo federal para amenizar prejuízos causados pelos vendavais

Os prejuízos causados pelos vendavais, no final de outubro, foram tratados nesta terça-feira (19), durante reunião articulada pelo deputado Afonso Hamm com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e com prefeitos gaúchos das regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Azonasul.O ministro sinalizou que o governo federal está sensibilizado com a situação enfrentada pelos municípios […]


Os prejuízos causados pelos vendavais, no final de outubro, foram tratados nesta terça-feira (19), durante reunião articulada pelo deputado Afonso Hamm com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e com prefeitos gaúchos das regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Azonasul.

O ministro sinalizou que o governo federal está sensibilizado com a situação enfrentada pelos municípios e colocará esforços para atender as demandas encaminhadas nas próximas semanas. Onyx ainda destacou que com o descontingenciamento anunciado os Ministérios terão condições de aportar recursos para auxiliar a população atingida.

Em seguida, o grupo esteve reunido com o ministro em exercício da Agricultura, Marcos Montes, solicitando apoio para a reestruturação de pontes, pontilhões e bueiros e recuperação das estradas vicinais. Em Canguçu, por exemplo, foram 42 pontes e pontilhões destruídos e mais de nove mil quilômetros de estradas rurais prejudicadas.

De acordo com Montes, será realizado um estudo para avaliar a dimensão dos danos e uma nova reunião, com a ministra da Agricultura, Tereza Cristiana, será realizada na semana que vem para definir as ações que serão viabilizadas pela pasta.

O próximo compromisso dos prefeitos será na quinta-feira (21), com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, quando serão apresentados os Formulários de Informações do Desastre (FIDE) com os pedidos de reconhecimento e solicitações de recursos, tanto para resposta como para reconstrução.

Participaram das audiências o senador Luís Carlos Heinze, os deputados federais Giovani Cherini e Liziane Bayer, e os prefeitos de Dom Pedrito, Pedras Altas, São Lourenço, Canguçu, Arroio Grande, Cristal e Capão do Leão.