Canguçu, sexta-feira, 26 de abril de 2024
Menu

Outubro inicia com chuva no Estado

Depois de muita chuva, relâmpagos e rajadas de vento, os últimos dias de setembro foram com tempo bom e temperaturas amenas. O sol apareceu em todo o Estado até esta quarta-feira (30) quando novas chuvas isoladas ocorreram. Na quinta, novas tempestades podem surgir no Rio Grande do Sul, com necessidade de acompanhamento de curto prazo, […]


Depois de muita chuva, relâmpagos e rajadas de vento, os últimos dias de setembro foram com tempo bom e temperaturas amenas. O sol apareceu em todo o Estado até esta quarta-feira (30) quando novas chuvas isoladas ocorreram. Na quinta, novas tempestades podem surgir no Rio Grande do Sul, com necessidade de acompanhamento de curto prazo, pois podem trazer muitos relâmpagos, chuva forte e rajadas de vento. No final de semana muita umidade oriunda do mar deve deixar o tempo nublado com chuvas esparsas na parte Leste, incluindo a Região Sul.

Por conta de muita umidade, esta semana a amplitude térmica não será muito grande, com manhãs apresentando temperaturas abaixo de 10°C e tardes com máximas de 25°C. Nos dias ensolarados as temperaturas podem ser muito elevadas no Noroeste do Estado.

Tendência para o começo de outubro

A semana do dia 5 de outubro tende a ser com chuva por todo o território gaúcho, seja de forma esparsa, com algumas tempestades intercaladas, ou com tardes quentes, típicas de primavera. É de se esperar tempestades com rajadas intensas de vento e chuvas de grande intensidade, porém de volumes acumulados não tão grandes e até granizo. Devido à dinâmica destes fenômenos, é necessário acompanhar as previsões diárias e de curtíssimo prazo por radar e satélite para obter melhor precisão. Os valores acumulados de precipitação tendem a ser altos, indicando um outubro com chuvas bem intensas.

Previsão climática para o trimestre de setembro a novembro

O período será de chuvas próxima ao normal para o RS. As novas projeções climáticas mostram que o mês de outubro ainda pode ter chuvas acima da média no Estado, especialmente na Metade Sul e no Litoral. Para o mês de novembro os modelos indicam uma redução ainda de chuva (anomalia entre forte e muito forte), com predomínio de noites mais frias e dias mais quentes, padrão característico de períodos muito secos. Já para dezembro, são esperados padrões de chuva mais próximos da média, mas com temperaturas acima do normal, o que mantém a evapotranspiração elevada.

Os padrões previstos de anomalias das chuvas, combinados com anomalias de temperaturas, indicam estiagem em todas as regiões do Rio Grande do Sul – com maior intensidade em novembro. Fica o alerta para a necessidade de novamente controlar os recursos hídricos, mesmo em regiões onde os últimos meses apresentaram excessos. Esses padrões podem estar associados à formação da La Niña, que tem características de diminuição dos volumes de precipitação na Região Sul do Brasil.