MetSul alerta para onda de frio mais intensa do ano com geada, neve e temperaturas negativas no Sul do Brasil
Massa de ar polar começa a avançar nesta quarta-feira (28) e deve derrubar drasticamente as temperaturas até o início de junho, com risco de fenômenos invernais e ventos fortes.
Uma intensa massa de ar frio de origem polar está prestes a mudar o cenário climático no Sul do Brasil, trazendo uma verdadeira onda de frio a partir desta quarta-feira (28). A previsão é da MetSul Meteorologia, que alerta para um período de temperaturas muito abaixo da média, com possibilidade de marcas negativas, formação de geada e até precipitações invernais como neve e chuva congelada em áreas do Sul do país.
De acordo com os meteorologistas, trata-se do sistema de ar polar mais forte a atingir o território brasileiro neste ano até o momento. A chegada desse fenômeno ocorre em um outono atípico, marcado até então por temperaturas acima da média em boa parte do Centro-Sul do Brasil e também do Cone Sul da América do Sul.
A incursão do ar polar deve começar ainda na noite de terça-feira (27), pelo Oeste do Rio Grande do Sul, com queda acentuada nas temperaturas nas regiões de Quaraí, Uruguaiana e Santana do Livramento. Já na quarta-feira, a frente fria deve avançar rapidamente, dominando o Sul do Brasil e alcançando inclusive áreas do Centro-Oeste.
Em diversas cidades gaúchas, a previsão é de máximas vespertinas entre 10°C e 13°C, podendo ficar ainda mais baixas no Sul do estado. No Leste e Nordeste do RS, os termômetros devem registrar temperaturas um pouco mais elevadas, conforme o avanço do ar frio a partir do Oeste.
A quinta-feira (29) será especialmente gelada. Segundo a MetSul, uma baixa pressão em superfície se unirá a uma baixa fria em altitude, formando um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul. Esse sistema poderá provocar chuva intensa em pontos isolados, além de rajadas de vento que podem superar os 100 km/h.
Embora a intensidade do frio comece a diminuir a partir de sexta-feira (30), as madrugadas mais geladas estão previstas para o fim da semana. Isso ocorrerá devido à redução da umidade, da nebulosidade e do vento – fatores que favorecem o resfriamento noturno, com potencial para geadas amplas em diversas regiões.