Canguçu, quinta-feira, 18 de abril de 2024
Menu

Nova gasolina é mais concentrada e se torna obrigatória a partir desta segunda

Começa a valer, nesta segunda-feira (03), a nova gasolina em todo o país. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, expectativa é de que qualidade superior compense alta no valor.Toda a gasolina vendida no país, vai ter que seguir a novas especificações da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Essas mudanças visam melhorar […]


Começa a valer, nesta segunda-feira (03), a nova gasolina em todo o país. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, expectativa é de que qualidade superior compense alta no valor.

Toda a gasolina vendida no país, vai ter que seguir a novas especificações da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Essas mudanças visam melhorar o rendimento dos veículos e um expressivo aumento no preço do combustível.

O que mudou?
A mudança no combustível, começou a ser discutida no mês de janeiro, pela ANP e as regras estipulam uma massa específica mínima e um valor mínimo de octanagen RON (sigla em inglês para número de octanas pesquisa).

Conforme informações divulgadas pela Gaúcha ZH, nesta primeira fase, o valor mínimo do RON será 92 e em janeiro de 2022, o número se eleva para 93, mais próximo dos 95 vigentes na maior parte da Europa. “Essas novas especificações aprimoram a qualidade da gasolina brasileira, proporcionam maior eficiência energética, melhorando a autonomia dos veículos pela diminuição de consumo, e viabilizam a introdução de tecnologias de motores mais eficientes, com menores níveis de consumo e emissões atmosféricas”, disse a ANP em nota.

Petrobras divulga prazos
A Petrobras, maior produtora de gasolina no Brasil, informou no final de junho que já está preparada para abastecer o mercado com as novas regras. Segundo a estatal, a melhora na qualidade vai permitir redução de 4% a 6% no consumo por quilômetro rodado e que a nova especificação melhora o desempenho do motor, a dirigibilidade e o tempo de resposta na partida a frio, além de manter aquecimento adequado do motor.

Informações: Renata Ulguim – Clic Camaquã

Veja a matéria original clicando neste link.