Canguçu, quinta-feira, 8 de maio de 2025
Menu

Fumaça preta no Vaticano indica impasse; quatro novas votações estão previstas para quinta-feira (8)

Fumaça indica que os cardeais ainda não chegaram a um consenso sobre o novo Papa.


A expectativa em torno da escolha do novo Papa continua. Na tarde desta quarta-feira (7), a fumaça preta que saiu da chaminé da Capela Sistina sinalizou ao mundo que os cardeais reunidos no conclave ainda não chegaram a um consenso.

O sinal, tradicionalmente usado para comunicar o resultado das votações papais, indica que nenhum dos candidatos obteve os dois terços necessários dos votos.

Com o impasse, o Vaticano informou que quatro novas votações estão previstas para esta quinta-feira (8), duas pela manhã e duas à tarde. A cada rodada sem definição, cresce a ansiedade dos fiéis reunidos na Praça de São Pedro e em todo o mundo católico.

Em 2005, o conclave que elegeu o papa Bento XVI registrou a primeira fumaça às 14h58 (horário de Brasília). em 2013, no conclave que escolheu o papa Francisco, a primeira fumaça surgiu às 14h41.

O conclave, realizado sob rigoroso sigilo, permanece fechado ao público e à imprensa. A fumaça branca, quando surgir, será o sinal de que a Igreja Católica tem um novo pontífice.